Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidência da Câmara Legislativa do DF deve seguir com o MDB

Vice-presidência é visada por PT e PL; articulação petista está mais forte

Brasília|Ana Isabel Mansur e Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Câmara Legislativa do Distrito Federal
Câmara Legislativa do Distrito Federal Câmara Legislativa do Distrito Federal

A presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) deve permanecer com o MDB, partido do governador reeleito Ibaneis Rocha. O distrital Rafel Prudente (MDB) comanda a CLDF há quatro anos.

Entre os nomes da sigla que disputam a cadeira do presidente, estão Iolando, Hermeto e Wellington Luiz. Hermeto, atual líder do governo na CLDF, é considerado por interlocutores leal a Ibaneis, o que é visto pelos colegas como um risco à independência do Legislativo caso o distrital vença a corrida.

Independentemente de quem assumir a presidência, a expectativa é que a vice-presidência fique com o PT. Fontes ouvidas pelo R7 informaram que os três nomes do MDB concordaram em dividir o comando com os petistas. A legenda do presidente da República eleito Luiz Inácio Lula da Silva emplacou três representantes: Chico Vigilante, Gabriel Magno e Ricardo Vale.

Com Fábio Felix (PSOL), Max Maciel (PSOL) e Dayse Amarílio (PSB), a oposição soma seis nomes, 25% da casa. Os distritais eleitos em 2 de outubro tomam posse em 1º de janeiro de 2023. Logo em seguida, ocorre a votação para a mesa diretora. 

Publicidade

Apoiado pela vice-governadora eleita Celina Leão (PP), Wellington Luiz é o concorrente que está à frente nas articulações. Ele vem conversando com a oposição e o PL desde antes do segundo turno das eleições. O PL tem a maior bancada partidária da CLDF, com quatro parlamentares: Daniel Donizet, Joaquim Roriz Neto, Roosevelt Vilela e Thiago Manzoni.

O partido também está de olho na mesa diretora e deve ficar com uma das secretarias. Os distritais querem a vice-presidência, mas a avaliação nos bastidores é de que a posição da legenda está enfraquecida pela derrota de Jair Bolsonaro e de Flávia Arruda, presidente da sigla no DF, na disputa pelo Senado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.