Brasília Prevent Senior pede a suspensão da venda de 27 planos de saúde

Prevent Senior pede a suspensão da venda de 27 planos de saúde

Solicitação foi feita à ANS. Operadora diz que o movimento é reflexo dos ataques do 'sistema político'

  • Brasília | Kelly Almeida e Hellen Leite, do R7, em Brasília

Operadora de planos de saúde

Operadora de planos de saúde

Prevent Senior/Reprodução

A Prevent Senior decidiu suspender a venda de 27 planos de saúde. O anúncio foi feito à direção da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na manhã desta quarta-feira (24). A ANS, no entanto, ainda precisa validar a solicitação. A operadora de planos de saúde afirma que não há prazo para a retomada e vai manter a comercialização apenas de planos da linha Premium.

A decisão, segundo o presidente da operadora, Fernando Parrillo, tem o objetivo de “focar os esforços em atender 550 mil beneficiários, porque fomos vítimas do sistema político”. A empresa enfrenta duas CPIs relacionadas aos serviços prestados durante a pandemia do novo coronavírus e uma maratona de fiscalizações.

A previsão da Prevent Senior é que, em 2022, a empresa aumentaria a carteira em 20%. “Se tivermos uma nova onda da pandemia, esse crescimento seria maior”, prevê Parrillo.

Apenas o plano Premium, com valor médio de até R$ 1.828, continua sendo vendido pela operadora. O movimento da empresa acontece no momento em que a ANS autorizou a portabilidade e a isenção de carências de clientes dos planos mais baratos do mercado.

A Prevent Senior foi investigada na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no Senado Federal, por suspeita de conduta antiética e anticientífica na pandemia. A CPI chegou a pedir o indiciamento de executivos e médicos da rede.

De acordo com dados da ANS, entre janeiro e setembro, foram realizados 688 pedidos de portabilidade de clientes da Prevent Senior para outras operadoras de saúde, uma média mensal de 76,4.

A companhia tem 76% de sua carteira composta de idosos, em comparação a uma média de 14,2% do setor. A idade média dos pacientes da operadora é de 66 anos. A média do setor, por sua vez, é de 35,8 anos.

Últimas