Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Procuradoria quer impugnação de Paulo Octávio ao GDF

Para MP, empresário descumpriu lei ao manter contratos com governo após prazo legal; campanha não vê irregularidade

Brasília|Do R7

Paulo Octávio, candidato ao GDF
Paulo Octávio, candidato ao GDF Paulo Octávio, candidato ao GDF

A Procuradoria-Geral Eleitoral emitiu neste domingo (25) um parecer em que defende a impugnação da candidatura de Paulo Octávio (PSD) ao governo do Distrito Federal por improbidade administrativa em função de contratos imobiliários mantidos com o GDF. O caso ainda será julgado pela Justiça Eleitoral.

A manifestação ocorreu em uma recurso movido pela coligação Unidos pelo DF, liderada pelo MDB, ante uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que já havia negado o pedido de inelegibilidade do empresário por conta dos contratos celebrados entre as empresas das quais é dono e o poder público local.

O grupo afirma que Paulo Octávio não se desincompatibilizou da administração das empresas nos 6 meses que antecederam as eleições, o que violaria a legislação. O empresário diz não haver irregularidade.

Leia tambémPedidos ao TRE contestam candidaturas de Izalci e Paulo Octávio ao GDF

Publicidade

"São fatos incontroversos nos autos a existência dos contratos questionados e a condição de administrador exercida pelo candidato na empresa que os subscreve", diz o parecer do vice-procurador-geral Eleitoral Paulo Gustavo Gonet Branco.

Ele argumentou que os contratos em questão envolvem a locação de imóveis e fornecimento de móveis em repartições. Com isso, não podem ser considerados uniformes. Outra obra de grande porte, o viaduto da Epig, teria tido o custo de R$ 30 milhões com dispensa de licitação.

"Não tendo os contratos celebrados pela empresa administrada pelo candidato obedecido a cláusulas uniformes, impunha-se a sua desincompatibilização das funções de administração. A ausência do afastamento atrai a inelegibilidade", argumentou Branco, ao defender que o recurso seja admitido pela justiça.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.