Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

TRE-DF permite que ex-governador Paulo Octávio concorra às eleições

Em sessão apertada, desembargadores ficaram divididos sobre a inelegibilidade; presidente do TRE, Roberval Belinati, desempatou

Eleições 2022|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Paulo Octávio (PSD) durante sabatina na Record TV, em Brasília
Paulo Octávio (PSD) durante sabatina na Record TV, em Brasília Paulo Octávio (PSD) durante sabatina na Record TV, em Brasília

O Tribunal Regional do Distrito Federal decidiu que o ex-governador do Distrito Federal e empresário Paulo Octávio (PSD) pode concorrer ao Governo do DF nas eleições deste ano. A decisão foi proferida na noite desta segunda-feira (12).

Dentre os questionamentos à elegibilidade do candidato apresentados no julgamento, estão uma série de contratos de obra, de prestação de serviços e de aluguel com o Executivo local. Paulo Octávio também não teria se desincompatibilizado da função de sócio administrador de suas empresas com seis meses de antecedência.

Além disso, o ex-governador teria deixado de apresentar uma série de documentos e teria uma condenação por improbidade administrativa em um processo relacionado à Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, em 2009.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) destacou que o candidato fez acordo de não persecução cível com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que tornou sem efeito a condenação em primeira instância.

Publicidade

Leia também

Ainda segundo o MPE, Paulo Octávio apresentou os documentos que faltavam no prazo limite. Os ministros seguiram o posicionamento.

O relator da ação, o magistrado Renato Gustavo Coelho, também pediu, ao apresentar o relatório, a "suspensão da utilização do horário eleitoral gratuito na rádio e tv e a suspensão de repasses de recursos públicos do fundo partidário e do fundo especial do financiamento de campanha ao candidato".

Em sessão apertada, os desembargadores ficaram divididos sobre a inelegibilidade, e o presidente do TRE-DF, Roberval Belinati, desempatou votando segundo a tese do MPE e do desembargador Souza Prudente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.