Projeto na Câmara Legislativa do DF quer que transporte público aceite pagamento por Pix
Texto, protocolado nesta quarta, objetiva facilitar o atendimento, trazer mais segurança ao sistema e reduzir a circulação de notas
Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília
Um projeto de lei, protocolado nesta quarta-feira (24) na Câmara Legislativa do Distrito Federal, quer permitir que a tarifa do transporte público na capital seja paga por meio do Pix. A intenção da iniciativa é facilitar o atendimento ao usuário e trazer mais segurança ao sistema, garantindo, por exemplo, a redução da quantidade de cédulas em circulação.
A iniciativa é do deputado distrital Joaquim Roriz Neto (PL), que destacou a necessidade de modernizar o atendimento. O parlamentar aguarda o início da tramitação do projeto na CLDF. "O Pix é, indiscutivelmente, a operação mais utilizada pelos brasileiros. Em 2022, foram mais de 24 bilhões de transações por meio da modalidade", afirmou Roriz Neto.
É preciso lembrar que o hábito de circular com dinheiro tem sido deixado de lado. O pagamento por Pix reduzirá os transtornos por falta de troco e trará mais segurança para todos.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Os ônibus que circulam na capital aceitam o pagamento da passagem com dinheiro e cartões de transporte.
No metrô, além das modalidades dos ônibus, a tarifa pode ser paga por cartão de débito e crédito desde setembro de 2022. Nesse caso, os pagamentos podem ser realizados pelo sistema de aproximação do cartão, que também aceita outros aparelhos, como celulares e pulseiras inteligentes.