Brasília Projeto na Câmara Legislativa do DF quer que transporte público aceite pagamento por Pix

Projeto na Câmara Legislativa do DF quer que transporte público aceite pagamento por Pix

Texto, protocolado nesta quarta, objetiva facilitar o atendimento, trazer mais segurança ao sistema e reduzir a circulação de notas

  • Brasília | Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Usuário durante pagamento da tarifa no ônibus

Usuário durante pagamento da tarifa no ônibus

Tony Winston/Agência Brasília

Um projeto de lei, protocolado nesta quarta-feira (24) na Câmara Legislativa do Distrito Federal, quer permitir que a tarifa do transporte público na capital seja paga por meio do Pix. A intenção da iniciativa é facilitar o atendimento ao usuário e trazer mais segurança ao sistema, garantindo, por exemplo, a redução da quantidade de cédulas em circulação.

A iniciativa é do deputado distrital Joaquim Roriz Neto (PL), que destacou a necessidade de modernizar o atendimento. O parlamentar aguarda o início da tramitação do projeto na CLDF. "O Pix é, indiscutivelmente, a operação mais utilizada pelos brasileiros. Em 2022, foram mais de 24 bilhões de transações por meio da modalidade", afirmou Roriz Neto.

É preciso lembrar que o hábito de circular com dinheiro tem sido deixado de lado. O pagamento por Pix reduzirá os transtornos por falta de troco e trará mais segurança para todos.

deputado distrital Joaquim Roriz Neto (PL), autor do projeto de lei

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

Os ônibus que circulam na capital aceitam o pagamento da passagem com dinheiro e cartões de transporte.

No metrô, além das modalidades dos ônibus, a tarifa pode ser paga por cartão de débito e crédito desde setembro de 2022. Nesse caso, os pagamentos podem ser realizados pelo sistema de aproximação do cartão, que também aceita outros aparelhos, como celulares e pulseiras inteligentes.

Últimas