Projeto oferece consulta oftalmológica gratuita para estudantes do DF
De acordo com a organização, o objetivo é levar saúde oftalmológica e atendimento psicossocial para jovens
Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília
Com o objetivo de levar saúde oftalmológica e atendimento psicossocial para jovens, o projeto Ver Melhor Educa Mais vai promover uma ação para estudantes de duas escolas públicas de Planaltina, no Distrito Federal. O Instituto Brasil Adentro afirmou que, no total, serão realizados 15 mil atendimentos a jovens de 15 a 29 anos em cerca de cinco regiões administrativas do DF.
De acordo com a organização, o projeto vai oferecer atividades como palestras sobre saúde mental, atendimento psicossocial e consultas com médicos oftalmologistas, além de doação de óculos de grau.
O presidente do instituto, Lucas Calazans, afirmou que o projeto é "essencial para que estes jovens possam, literalmente, enxergar mais longe, tirar o melhor proveito dos estudos e avistar maiores oportunidades de trabalho e renda, favorecendo sua inclusão produtiva".
Saúde ocular
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, aproximadamente metade dos casos de cegueira em crianças no mundo, com menos de 15 anos, poderia ter sido evitada. Já a Agência Internacional de Prevenção da Cegueira afirmou que no Brasil cerca de 26 mil casos de crianças cegas por doenças oculares poderiam ter sido evitados ou tratados precocemente.
*Estagiária, sob supervisão de Fausto Carneiro