Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Projeto prioriza vítimas de desastres na compra ou reforma no Minha Casa, Minha Vida

Iniciativa foi aprovada pela CCJ da Câmara dos Deputados nesta terça-feira

Brasília|Do Estadão Conteúdo

Texto foi aprovado pela CCJ da Câmara Divulgação/Marinha do Brasil

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (7) o texto que estabelece que vítimas de desastres naturais devem ter prioridade na compra ou reforma de casas pelo programa de moradia popular Minha Casa, Minha Vida. A proposta do deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos) teve como relator o deputado Gilson Daniel (Podemos).

Veja mais

Anteriormente, o texto foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Urbano e, agora, segue para o Senado. O avanço do projeto acontece em meio à situação do Rio Grande Sul, que enfrenta fortes chuvas e enchentes por todo o estado.

O projeto de lei altera o estatuto original do Minha Casa Minha Vida, que já prevê “prioridade de atendimento às famílias residentes em áreas de risco, insalubres, que tenham sido desabrigadas ou que perderam a moradia em razão de enchente, alagamento, transbordamento ou em decorrência de qualquer desastre natural do gênero”.

Daniel realizou uma mudança no conteúdo da proposta. “Entendemos que as proposições se harmonizam com os preceitos e princípios constitucionais, em especial com o conceito de justiça distributiva, que busca corrigir desigualdades fáticas entre os indivíduos por meio de tratamento diferenciado”. A proposta de lei foi aprovada por unanimidade na CCJ em caráter terminativo. Com isso, não vai precisar da análise no plenário da Casa.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.