Projeto que incentiva empreendedores de baixa renda e startups abre inscrição no DF
Selecionados vão participar de qualificação em ferramentas de gestão e educação financeira, com bolsas de até R$ 5 mil
Brasília|do R7, em Brasília
O Projeto Avante Cerrado, que beneficia empreendedores de baixa renda e startups, está com inscrições abertas até o próximo domingo (25) para mentoria e curso de qualificação em empreendedorismo, ferramentas de gestão e educação financeira. Na formação, são oferecidos conhecimentos práticos para o desenvolvimento e gerenciamento de negócios e tomada de decisões assertivas pessoal e profissionalmente.
O programa oferece uma segunda frente, chamada subvenção econômica, voltada aos participantes já capacitados na primeira etapa. Neste caso, eles devem apresentar uma proposta que será avaliada por uma banca especializada. As 30 melhores podem ser contempladas com bolsas de até R$ 5 mil.
O projeto tem apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e para participar é necessário que o empreendedor tenha o Mínimo Produto Viável (MVP na sigla em inglês).
Participe
A iniciativa pretende estimular o empreendedorismo na capital do país e para se inscrever basta acessar o site inovatorio.org. Na avaliação do secretário da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Leonardo Reisman, as políticas públicas de estímulo ao empreendedorismo são um importante impulsionador do crescimento econômico.
“As pequenas e médias empresas foram responsáveis por oito em cada dez empregos criados no Brasil em 2023, conforme dados divulgados pelo Sebrae na última semana. Com o Avante Cerrado, nosso objetivo é auxiliar empreendedores de baixa renda e startups a transformar suas ideias e projetos em negócios rentáveis que gerem impacto positivo nas comunidades em que estão inseridos”, afirma.
Durante 12 meses, 60 negócios vão receber consultorias de especialistas. A iniciativa considera família baixa renda aquela com renda per capita até meio salário mínimo ou a família que possua renda mensal total de todos os integrantes em até três salários mínimos.
A validação do MVP é uma etapa importante na jornada de uma startup. Nela é possível validar a solução oferecida pela empresa antes mesmo do registro, colhendo feedbacks de usuários para implementar melhorias, tudo sem gastar muitos recursos.