Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Projeto quer proibir consumo de cigarros em parques públicos do DF

Proposta abrange áreas de prática esportiva e parquinhos infantis; multa sugerida para o caso de descumprimento da regra é de R$ 100

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Consumo de cigarro
Consumo de cigarro Consumo de cigarro

Um projeto de lei que tramita na Câmara Legislativa pretende proibir o consumo de cigarro em parques públicos e reservas ecológicas do Distrito Federal. A proibição, caso seja aprovada pelos deputados e sancionada pelo governador, vai valer em limites específicos desses locais, como parquinhos infantis, áreas de prática esportiva e pistas de corrida.

O texto não se restringe ao uso de cigarro – abrange cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e qualquer outro produto que possa ser fumado, seja ele derivado ou não do tabaco.

O relator da matéria é o deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), que apresentou um substitutivo ao texto original de Claudio Abrantes (PSD), deixando-o mais brando. A previsão é que o projeto seja votado nesta terça-feira (12) na Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo, antes de seguir para apreciação do plenário.

Na justificativa da proposta, a argumentação é que "os adultos que eventualmente frequentam os parques, e os acompanhantes das crianças, em especial, não têm o direito de se comportarem de maneira que pode estimular hábitos prejudiciais à saúde das pessoas que eles, em princípio, têm o dever de proteger".

Publicidade

A proposta prevê a aplicação de multa de R$ 100 a quem descumprir a determinação. A sanção poderá dobrar se o infrator for reincidente.

A Lei Antifumo, de 2011, já proíbe o consumo de cigarro no país em ambientes parcial ou totalmente fechados, sejam eles públicos ou privados. Em 1996, a lei nº 9.294 definiu restrições à propaganda de cigarros e outros produtos fumígeros.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.