Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PT anuncia apoio à reeleição de Arthur Lira na Câmara dos Deputados

O PV e o PCdoB também apoiam o atual presidente da Câmara; Lira ainda não tem concorrente declarado ao posto

Brasília|Do R7

'Brasil da Esperança' anuncia apoio a Lira
'Brasil da Esperança' anuncia apoio a Lira 'Brasil da Esperança' anuncia apoio a Lira

Os partidos que fazem parte da federação Brasil da Esperança, que reúne PT, PV e PCdoB, anunciaram nesta terça-feira (29) apoio à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara dos Deputados.

"Estamos definindo apoio ao Lira, e não ao PP. Lira tem postura colaborativa para uma agenda de construção do país. É evidente que nós vamos dialogar no formato do bloco, e queremos participar, em forma de rodízio, nos principais espaços, os que garantem maior governabilidade", disse o líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG).

O PSB, partido do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, também declarou apoio a Lira. O deputado Felipe Carreras (PSB-PE), que vai ser o novo líder do partido na Câmara, a partir do próximo ano, afirmou que a união das legendas e a recondução de Lira é uma forma de garantir o cumprimento das promessas feitas durante a campanha. "A mensagem que queremos passar é de unidade, de paz, de pacificação política. Será um governo para aqueles que mais precisam”, afirmou.

Leia também: Lira está 'afinado para aprovação da PEC' do estouro, diz vice-presidente do PT

Publicidade

Lira ainda não tem concorrente declarado ao posto e já contaria com mais de 300 votos nesta eleição. Confira os partidos que declararam apoio ao atual presidente da Câmara: PT (68), PV (6), PCdoB (6), PSB (14), União Brasil (59 deputados a partir de 2023), PP (47), Republicanos (41), PDT (17), Podemos (12), PSC (6), Patriota (4), Solidariedade (4), PROS (3) e PTB (1).

Articulação com as bancadas

Lira já iniciou a articulação com as bancadas partidárias da casa para tentar se reeleger ao posto. Até agora, o deputado recebeu o apoio de pelo menos dez partidos na eleição, que ocorre em fevereiro de 2023, quando os novos parlamentares tomarão posse.

Publicidade

As siglas que anunciaram a intenção de votar em Lira elegeram 194 deputados neste ano. O presidente da Câmara conseguiu montar uma base com partidos que terão bancadas numerosas no ano que vem. Além do próprio PP, que vai ocupar 47 cadeiras da casa em 2023, ele conta com o respaldo do União Brasil e do Republicanos, que terão 59 e 41 deputados, respectivamente.

Leia mais: Lira consolida apoio e deve ter facilidade para se reeleger à presidência da Câmara

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.