Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

PT e PSOL divergem sobre futuro de Boulos após virar ministro de Lula

Enquanto o deputado surge como nome para o Senado, petistas afirmam que ele deve permanecer no governo em 2026

Brasília|Joice Gonçalves, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Guilherme Boulos foi anunciado como novo ministro no governo Lula.
  • O PSOL vê Boulos como candidato competitivo ao Senado, enquanto o PT defende sua permanência no governo até 2026.
  • Aliados de Lula acreditam que Boulos deve focar em fortalecer políticas públicas, não em ambições eleitorais.
  • Dirigentes do PSOL argumentam que sua presença no Senado poderia ampliar a base de apoio ao governo e as pautas progressistas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Boulos será ministro de Lula Foto: Ricardo Stuckert/PR

Após o anúncio de que Guilherme Boulos vai assumir um ministério no governo Lula, o PSOL disse considerar o deputado como “nome competitivo” para uma das cadeiras no Senado, por São Paulo, nas eleições do ano que vem. No governo e no PT, no entanto, há um acordo para que o deputado renuncie à candidatura agora, mirando a prefeitura de São Paulo em 2028.

Aliados de Lula afirmam que Boulos assumirá a Secretaria Geral da Presidência com a missão de fortalecer o governo e que não há tratativas para deslocá-lo a outro projeto eleitoral. O argumento é que ele foi prometido para a Esplanada desde o início da gestão e que a nomeação, confirmada apenas agora, não teria sido feita para funcionar como trampolim político.


LEIA MAIS

A avaliação dentro do governo é de que o posto deve ser usado para consolidar políticas públicas e ampliar o diálogo com movimentos sociais e não como etapa intermediária rumo a uma disputa majoritária.

Já no PSOL, a leitura é distinta. Dirigentes da legenda defendem que Boulos no Senado poderia representar uma ampliação estratégica da base de apoio ao governo na Casa Alta, hoje marcada por um perfil mais conservador. A ideia é tentar convencer o Planalto de que a presença do deputado no Parlamento fortaleceria a articulação política e aumentaria o alcance das pautas progressistas.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.