Público enche arquibancadas na Esplanada em desfile do 7 de Setembro
Evento tem segurança reforçada com barreira montada na frente da catedral, local onde as pessoas são revistadas
Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília
Com segurança reforçada para o desfile cívico-militar deste 7 de Setembro, o público passa por revista pessoal da Polícia Militar do DF (PMDF) antes de entrar na Esplanada dos Ministérios. Ao R7, o capitão Erick, da PMDF, reforçou que o dia está tranquilo. "A revista aqui é geral, da ponta da cabeça até a planta dos pés. E ficaremos até o fim do evento", afirma. O capitão explicou que está proibida a entrada de caixas de isopor, coolers, hastes de bandeira ou qualquer outro objeto pontiagudo que possa simular uma arma.
Além das forças da PMDF, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) já em atuação ao longo da Esplanada, o evento também conta com equipes caninas, os chamados K9. Uma dessas protetoras do desfile é Lisa, uma fêmea de pastor-belga-malinois. "Ela foi treinada desde filhote e nossa atuação aqui hoje será preventiva. A Lisa atua principalmente no combate a narcóticos e armas", explica o condutor de Lisa, sargento Fraga, da PMDF.
•Compartilhe esta notícia no WhatsApp
•Compartilhe esta notícia no Telegram
Durante todo o dia do evento, o governo espera cerca de 30 mil pessoas. Neste ano, ao todo, devem participar do desfile a pé cerca de 2.000 militares, sendo aproximadamente 600 da Marinha, 1.000 do Exército e 400 da Aeronáutica.
Durante o desfile, aproximadamente 2.500 indivíduos estarão trabalhando na segurança das comemorações, entre policiais militares e civis do Distrito Federal, além da Força Nacional e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Na cerimônia de posse, foram cerca de 1.500 agentes, entre policiais federais, militares, civis e integrantes do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.