Queiroga prevê aumento de casos de Covid devido avanço da Ômicron
Apesar da possibilidade, o ministro aposta na dose de reforço da vacina para conter agravamentos e mortes pela doença
Brasília|Bruna Lima, do R7, e Lívia Veiga, da Record TV, em Brasília
Em meio às festividades de fim de ano e ao aumento de circulação de pessoas típico da época, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, nesta sexta-feira (31), que o Brasil pode assistir um aumento de casos de Covid-19. O motivo é o avanço da transmissão da nova variante Ômicron.
"Convivemos com a imprevisibilidade do vírus. É possível que tenhamos aumento de casos por causa da Ômicron", disse, em conversa com jornalistas, no Ministério da Saúde. Apesar de admitir a possibilidade de piora no cenário epidemiológico, Queiroga não comentou sobre novas medidas restritivas e destacou a importância da vacinação neste contexto.
A aposta de Queiroga é na dose de reforço da imunização para conter agravamento e morte pelo novo coronavírus. "Já distribuímos mais de 18 milhões de doses para o reforço", pontuou. Em 2021, o Ministério da Saúde distribuiu mais de 381 milhões de vacinas para o país. Mais de 90% do público-alvo da campanha foi vacinado com a primeira dose e 80% com o esquema vacinal completo.
Na conversa, Queiroga relembrou estar à frente do ministério há nove meses, período em que teve a "oportunidade de contribuir". Ele avaliou as críticas que sofreu como naturais do processo democrático e ressaltou que assumiu a pasta quando o país enfrentava o pico da segunda onda, com a variante Gama.