Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Queiroga prevê aumento de casos de Covid devido avanço da Ômicron

Apesar da possibilidade, o ministro aposta na dose de reforço da vacina para conter agravamentos e mortes pela doença

Brasília|Bruna Lima, do R7, e Lívia Veiga, da Record TV, em Brasília

Ômicron pode impactar cenário epidemiológico brasileiro
Ômicron pode impactar cenário epidemiológico brasileiro Ômicron pode impactar cenário epidemiológico brasileiro

Em meio às festividades de fim de ano e ao aumento de circulação de pessoas típico da época, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, nesta sexta-feira (31), que o Brasil pode assistir um aumento de casos de Covid-19. O motivo é o avanço da transmissão da nova variante Ômicron.

"Convivemos com a imprevisibilidade do vírus. É possível que tenhamos aumento de casos por causa da Ômicron", disse, em conversa com jornalistas, no Ministério da Saúde. Apesar de admitir a possibilidade de piora no cenário epidemiológico, Queiroga não comentou sobre novas medidas restritivas e destacou a importância da vacinação neste contexto. 

A aposta de Queiroga é na dose de reforço da imunização para conter agravamento e morte pelo novo coronavírus. "Já distribuímos mais de 18 milhões de doses para o reforço", pontuou. Em 2021, o Ministério da Saúde distribuiu mais de 381 milhões de vacinas para o país. Mais de 90% do público-alvo da campanha foi vacinado com a primeira dose e 80% com o esquema vacinal completo.

Na conversa, Queiroga relembrou estar à frente do ministério há nove meses, período em que teve a "oportunidade de contribuir". Ele avaliou as críticas que sofreu como naturais do processo democrático e ressaltou que assumiu a pasta quando o país enfrentava o pico da segunda onda, com a variante Gama. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.