Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Racismo contra Vini Junior vai ser tema de debate na Câmara dos Deputados

Jogador brasileiro tem sido alvo de repetidos ataques em jogos do campeonato espanhol; debate ocorre na terça-feira

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Vinícius Junior é jogador do Real Madrid
Vinícius Junior é jogador do Real Madrid Vinícius Junior é jogador do Real Madrid

A Câmara dos Deputados vai debater no plenário ações e soluções para os reiterados casos de racismo ocorridos na Espanha contra o jogador de futebol Vinícius Junior, do Real Madrid. O debate está marcado para terça-feira (30), às 13h, e vai contar com a participação de parlamentares, além de representantes do governo e da sociedade civil. O requerimento também sugere que a embaixadora da Espanha no Brasil, María del Mar Fernández-Palacios, seja convidada.

O jogador tem sido alvo de ataques racistas em partidas do campeonato espanhol. Em várias ocasiões, torcedores fizeram gestos ofensivos e o chamaram de macaco. O último caso ocorreu no último domingo (21), no jogo contra o Valência. A partida precisou ser paralisada quando Vini identificou um dos ofensores no estádio.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

A Câmara já havia aprovado, na terça-feira (23), moções de repúdio à Federação Espanhola de Futebol (La Liga), ao presidente da entidade, Javier Tebas Medrano, e a todos os torcedores em razão dos atos racistas contra o jogador brasileiro.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou que vai reunir todas as 11 moções de repúdio ao episódio de racismo e de apoio ao jogador e encaminhá-las aos órgãos competentes. "A Mesa Diretora irá compilar todas as propostas de repúdio e de apoio para que este ato simbólico da aprovação de todas, em conjunto, transmita ao mundo do futebol e à liga espanhola todo o repúdio do Brasil em relação ao tratamento dispensado a Vinícius Junior", declarou.

Publicidade

Durante a semana, foi protocolado um projeto de lei (PL 2739/2023) para aumentar a pena de crimes de injuria racial contra altletas em competições esportivas. O projeto é de autoria do deputado Fabio Macedo (Podemos-MA).

"Uma das virtudes do futebol é unir culturas e povos, sem distinção de origem ou raça. As discriminações raciais ocorridas no futebol demonstram que o preconceito é uma chaga que envergonha o mundo e que tem que ser erradicada de uma vez por todas", afirmou o parlamentar.

Publicidade

Atualmente, a pena para injúria racial é prisão de três a cinco anos e multa. O texto aumenta o tempo de reclusão, que passaria a ser de três a sete anos. Além disso, a pena seria dobrada se o crime for cometido por duas ou mais pessoas.

Ao se pronunciar sobre os ataques, o jogador criticou a LaLiga, a federação reguladora do futebol espanhol, e afirmou que a organização normaliza o racismo.

"Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na LaLiga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui", escreveu em uma rede social.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.