Rede Urbanidade discute sobre implementação do BRT Norte
O projeto pretende interligar a Rodoviária de Planaltina ao Terminal da Asa Norte em 35 estações
Brasília|Paloma Castro*, do R7, em Brasília
A Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo (Rede Urbanidade) fez uma reunião com os representantes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) para discutir sobre a implantação do BRT Norte, que vai interligar a Rodoviária de Planaltina ao Terminal da Asa Norte em 35 estações.
O encontro aconteceu na última quarta-feira (4) e a Rede Urbanidade apresentou preocupações em relação às necessidades dos pedestres, ciclistas e pessoas com deficiência para a implementação da proposta.
Segundo informações da DER-DF, ainda não há recursos previstos para a execução integral do projeto. As obras da terceira faixa da BR-020, da ciclovia e do viaduto, que dá acesso a Sobradinho, já começaram.
A legislação do Distrito Federal prevê a instalação de bicicletários, com controle de acesso, e paraciclos nos terminais e nas estações dos transportes coletivos.
A importância de sinalizar os pontos de intersecção entre as ciclovias e as faixas de isolamento, assim como a acessibilidade desses locais e a redução da velocidade por parte dos motoristas foram levadas em consideração durante a reunião.
Leia também
O coordenador da Rede e promotor de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística, Dênio Augusto de Oliveira, ressaltou que a participação da comunidade na discussão dos planejamentos nos espaços em que eles convive é relevante.
"Projetos desta magnitude devem ser discutidos com toda a sociedade da forma mais ampla e participativa possível, conforme assegura a Política Nacional de Mobilidade Urbana", comentou.
O encontro contou com a participação do administrador regional de Planaltina e de representantes da Rodas de Paz, da Associação dos Ciclistas de Planaltina e Região (Asciclo) e da Ciclovia Ativa.
Devido às questões levantadas durante o encontro, os representantes esperam que, na próxima reunião, estejam presentes a Companhia Energética de Brasília (CEB), a Administração Regional de Sobradinho e a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob).
*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.