Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Rejeição histórica: veja comparação de placar de Messias com indicações anteriores ao STF

Reprovado no plenário, Messias teve apenas 34 votos favoráveis, abaixo dos 41 necessários

Brasília|Lis Cappi e Yumi Kuwano, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A indicação de Jorge Messias para o STF foi rejeitada pelo Senado, com 42 votos contrários e 34 favoráveis.
  • Este é um resultado inédito na história das indicações para o Supremo Tribunal Federal no Brasil.
  • Messias, durante a sabatina na CCJ, expressou ser totalmente contra o aborto e se comprometeu a não realizar ativismo judicial sobre o tema.
  • Comparado com outros indicados, Messias teve os piores resultados, enquanto Luiz Fux obteve 68 votos favoráveis em sua indicação.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Sabatina de Messias na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) durou mais de oito horas Geraldo Magela/Agência Senado - 29.04.2026

A indicação de Jorge Messias para ocupar uma cadeira no STF (Supremo Tribunal Federal) foi reprovada no Senado. A rejeição é inédita no país. O placar no plenário foi de 42 votos contrários a 34 favoráveis.

Antes, o titular da AGU (Advocacia-Geral da União) passou por uma sabatina na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), que durou cerca de oito horas. Messias falou sobre temas como aborto, transparência no Supremo e 8 de Janeiro.


Ao longo da sabatina, Messias foi perguntado pelos senadores sobre qual é a posição dele em relação ao aborto. Ele disse ser “totalmente” e “absolutamente” contra e afirmou que não haverá qualquer tipo de ativismo judicial por parte dele em relação a esse tema caso assuma a vaga no STF. O placar na CCJ terminou em 16 a 11, abrindo a porta para a avaliação dos 81 senadores.

Dos 11 ministros — incluindo Luís Roberto Barroso, que abriu a vaga após sua aposentadoria —, André Mendonça tinha sido o pior resultado: 47 votos. O que passou com a maior margem foi Luiz Fux, que teve 68 votos favoráveis.


Veja a lista completa:

Luiz Fux: 68 votos favoráveis x 2 votos contrários.

Luís Roberto Barroso: 59 votos favoráveis x 6 votos contrários.


Dias Toffoli: 58 votos favoráveis x 9 votos contrários (3 abstenções).

Cristiano Zanin: 58 votos favoráveis x 18 votos contrários.


Nunes Marques: 57 votos favoráveis x 10 votos contrários (1 abstenção).

Gilmar Mendes: 57 votos favoráveis x 15 votos contrários.

Cármen Lúcia: 55 votos favoráveis x 1 voto contrário.

Alexandre de Moraes: 55 votos favoráveis x 13 contrários.

Edson Fachin: 52 votos favoráveis x 27 votos contrários.

Flávio Dino: 47 votos favoráveis x 31 votos contrários (2 abstenções).

André Mendonça: 47 votos favoráveis x 32 votos contrários.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.