Plenário do STF depredado após os atos de 8 de janeiro
Carlos Moura/SCO/STF - 11.1.2023A Corregedoria da Polícia Militar terá que prestar informações sobre as investigações relacionadas aos atos de vandalismo de 8 de janeiro à Câmara Legislativa do Distrito Federal. O pedido é do deputado distrital Hermeto (MDB), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aberta para investigar os atos e a tentativa de invasão da Polícia Federal em 12 de dezembro.
Dois coronéis da corporação foram presos por suspeita de omissão nas operações de segurança da PMDF no dia em que extremistas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes. De acordo com o requerimento de Hermeto, a Corregedoria da PM deverá compartilhar "todas as informações das investigações internas, depoimentos, relatos e apuração dos acontecimentos no dia dos atos antidemocráticos ocorridos em Brasília".
Ele também pediu a ordem de serviço da corporação com a organização, convocação "e a distribuição dos policiais militares destacando: quantitativo de policiais empregados na operação, quais as estratégias adotadas, qual o momento da constatação da adoção de atos extremistas e as medidas preventivas".
A primeira sessão da CPI acontecerá na manhã desta terça-feira (14). Na reunião, Hermeto apresentará um roteiro das investigações. Os parlamentares também votarão os requerimentos relacionados aos atos, como o pedido de informações à Polícia Civil e a convocação do ex-secretário de Segurança do DF Anderson Torres.