Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Reunião sobre tarifaço entre Vieira e Marco Rubio termina após uma hora

Chanceler brasileiro e secretário de Estado dos EUA discutiram na Casa Branca temas que devem orientar reunião entre Lula e Trump

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A reunião entre o ministro Mauro Vieira e o secretário Marco Rubio na Casa Branca durou cerca de uma hora.
  • O foco da conversa foi a negociação para reverter a tarifa de 50% imposta pelos EUA.
  • Temas como sanções a autoridades brasileiras também foram discutidos para a pauta do futuro encontro entre Lula e Trump.
  • A expectativa é que o encontro entre os presidentes ocorra durante a 47ª Cúpula da Asean, em Kuala Lumpur, entre 24 e 28 de outubro.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Mauro Vieira
Ministro Mauro Vieira foi aos EUA para negociar tarifaço Carlos Cruz/MRE - 4.8.2025

A reunião na Casa Branca entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, na tarde desta quinta-feira (16) durou cerca de uma hora. O encontro serviu para o governo brasileiro iniciar um processo de negociação para tentar reverter o tarifaço de 50% imposto pelos americanos aos produtos importados do Brasil.

A conversa entre os dois teve como foco a definição das pautas que deverão ser tratadas em um futuro encontro presencial entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.


leia mais

O governo brasileiro tenta construir um ambiente político favorável para discutir a redução ou flexibilização do tarifaço, que entrou em vigor em agosto e tem afetado as exportações nacionais.

Além da questão comercial, as sanções aplicadas pela gestão Trump a autoridades brasileiras, entre elas o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, também foram abordadas. A expectativa é de que o tema possa integrar a pauta do eventual encontro entre Lula e Trump, ainda sem data marcada.


A reunião desta quinta foi fechada à imprensa. O Itamaraty avalia que o diálogo representa um avanço no processo de reaproximação diplomática entre Brasil e Estados Unidos, iniciado após o breve encontro entre Lula e Trump durante a Assembleia Geral da ONU, em setembro, e consolidado com a conversa telefônica de cerca de 30 minutos realizada no início deste mês.

O governo brasileiro aposta que a conversa direta entre os dois presidentes pode abrir espaço para um acordo comercial mais equilibrado.


Um possível cenário para o encontro entre Lula e Trump é a 47ª Cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), em Kuala Lumpur, na Malásia, entre os dias 24 e 28 de outubro.

Como foi o encontro na Casa Branca

O encontro entre as autoridades brasileiras e americanas ocorreu em duas etapas, ambas realizadas em um prédio administrativo da Casa Branca.


A primeira reunião, mais restrita, reuniu apenas Mauro Vieira e Marco Rubio. O diálogo inicial durou cerca de 15 minutos.

Na sequência, houve uma segunda reunião, mais longa e com a participação de diplomatas brasileiros e autoridades americanas. Esse segundo momento do encontro teve duração estimada entre 45 e 50 minutos.

Do lado americano, além de Marco Rubio, participou o representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, responsável por conduzir as políticas tarifárias e de acesso a mercados internacionais da gestão Trump.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.