STF

Brasília Ricardo Lewandowski toma posse como titular do TSE nesta terça (8)

Ricardo Lewandowski toma posse como titular do TSE nesta terça (8)

Cerimônia não terá convidados devido à pandemia; magistrado ocupará cadeira deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso

  • Brasília | Renato Souza, do R7, em Brasília

Ministro Ricardo Lewandowski em sessão da 2ª turma do Supremo Tribunal Federal

Ministro Ricardo Lewandowski em sessão da 2ª turma do Supremo Tribunal Federal

Foto: Nelson Jr./SCO/STF (22/10/2019)

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), tomará posse como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (8). O magistrado já atua na corte como membro substituto, mas agora terá uma cadeira de titular. Essa é mais uma das mudanças realizadas no plenário.

A posse do magistrado ocorrerá no começo da noite, pouco antes da sessão plenária. Devido à pandemia, o evento será realizado sem a presença de convidados.

O atual presidente do TSE é o ministro Edson Fachin, que substituiu Luís Roberto Barroso em 22 de fevereiro deste ano, e Alexandre de Moraes assumiu como vice. Em agosto deste ano, Moraes assumirá o comando da corte para conduzir as eleições gerais de 2022. Lewandowski ocupará a cadeira deixada por Barroso.

Biênio

Cada ministro do Supremo fica no TSE por dois anos, o tempo do mandato. Os cargos de presidente e vice-presidente são ocupados por meio de revezamento. O ministro Lewandowski atuará como membro efetivo da corte eleitoral pela segunda vez. Em 2010, ele foi o responsável por conduzir as eleições gerais.

Últimas