Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Roberto Campos Neto é a liderança política mais bem avaliada, diz pesquisa

De acordo com levantamento, 68% dos representantes de fundos de investimentos em SP e RJ confiam 'muito' no presidente do BC

Brasília|Do R7, em Brasília

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central

Uma pesquisa realizada pela Consultoria Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (15) revela que 68% do mercado financeiro confia "muito" no presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto. O levantamento foi realizado entre 10 e 13 de março por meio de 82 entrevistas com representantes de fundos de investimento que têm sede em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Economista, Campos Neto assumiu a presidência do Banco Central em fevereiro de 2019, para substituir Ilan Goldfajn, e tem mandato até 2024. 

A mesma pesquisa revelou que 94% dos entrevistados disseram que confiam "pouco ou nada", enquanto 5% alegaram confiar "mais ou menos" no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Já a presidente do PT, Gleisi Hoffman, teve um índice de confiança ainda menor: 98% dos entrevistados disseram que confiam pouco ou nada nela. 

Lula e Campos Neto travam um embate desde o início do governo petista em razão da taxa Selic, atualmente em 13,75%. A Selic é a taxa básica de juros da economia e influencia os juros de todo o país. Ela é utilizada pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. O índice é alvo de ataques do presidente Lula e da ala radical do PT, que não aceitam a autonomia do Banco Central.

O público-alvo da pesquisa foram gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão do mercado financeiro. A maioria dos participantes tem cargo de gestor ou economista.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.