Rogério Marinho assina edital do Canal do Sertão Baiano
Obra vai levar águas do rio São Francisco para regiões que ainda sofrem com falta de acesso a recursos hídricos
Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, lançou, nesta terça-feira (19), o edital de licitação do projeto básico do Canal do Sertão Baiano. A obra tem o objetivo de levar água para 1,2 milhão de pessoas que vivem em 44 municípios da Bahia.
Os estudos de viabilidade ambiental e outros dados importantes para a obra custarão R$ 19 milhões. O canal em si está orçado em R$ 4,62 bilhões. O lançamento do edital integra o projeto Jornada das Águas, que anuncia obras de preservação ambiental e recuperação de nascentes do rio São Francisco.
A jornada se iniciou em Minas Gerais, onde o rio nasce. Após visitar o estado da Bahia, a comitiva passa por Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Alagoas e Sergipe.
"Quantas famílias tiveram seus sonhos ceifados, projetos interrompidos, porque tiveram que migrar para sobreviver, cortando seus laços familiares e culturais. Os discursos se sucederam, as intenções foram mais variadas nos governos passados, mas não se transformaram em prática", disse Marinho durante a assinatura do edital.
O ministro criticou governos anteriores e disse que a obra tem grande impacto social e que deve continuar, independentemente de quem esteja no poder. "Estamos falando de política de Estado, de sociedade, que certamente será incorporada no país, independentemente de governo, pois ela será cobrada. Temos que transportar com ações concretas a realidade do Nordeste, pois nós, daqui, não somos o problema, mas a solução do nosso Brasil", completou.