Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rumo ao Canadá, Tereza Cristina diz que fará 'várias reuniões' com exportadores de fertilizantes

Afirmação foi feita neste sábado (12); guerra entre Rússia e Ucrânia evidenciou dependência estrangeira que o Brasil tem do produto

Brasília|Rossini Gomes, do R7, em Brasília

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou neste sábado (12) que fará "várias reuniões" com exportadores de fertilizantes de potássio no Canadá. A afirmação foi feita num vídeo publicado nas redes socais.

Na gravação, a ministra, que deixará o comando da pasta para disputar uma vaga no Senado pelo PP, destaca que o Canadá é o maior produtor de fertilizantes de potássio do mundo. "Produto tão importante para nossa agricultura", ressalta, acrescentando que tratará de "outros assuntos de acesso a comércio" com o país norte-americano.

Confira a mensagem da ministra:

Guerra evidenciou dependência do Brasil

A ida da ministra ao Canadá acontece em meio ao alerta que o conflito entre Rússia e Ucrânia acendeu ao Brasil com relação à dependência do fertilizante de outros países. O Brasil importa 85% do produto usado nas lavouras do país, de acordo com a Associação Nacional para Difusão de Adubos, sendo boa parte comprada do país comandado por Vladimir Putin. 

Nessa sexta-feira (11), o governo federal lançou o Plano Nacional de Fertilizantes, que tem o objetivo de diminuir a dependência de 85% para 45% até 2050, mesmo com a previsão de dobrar a demanda pelos produtos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.