Saúde do DF libera 7,5 mil doses de vacinas para HPV e amplia público
Os públicos feminino, de 9 a 45 anos, e masculino, entre 9 e 26 anos, podem se imunizar nos postos da capital federal
Brasília|Jéssica Moura, Do R7 em Brasília
A Secretaria de Saúde autorizou, nesta sexta-feira (6), a ampliação do público que pode tomar a vacina para o HPV nos postos do Distrito Federal. A medida foi viabilizada diante da sobra de 7,5 mil doses na Rede de Frios.
"Por conta da pandemia, caiu a procura. Nosso consumo mensal dessas vacinas, que era de 5,5 mil doses, caiu para 3,5 mil por mês", explicou a chefe do Núcleo da Rede de Frio, Tereza Luiza Pereira. Meninas e mulheres de 9 a 45 anos e meninos e homens entre 9 e 26 anos poderão se imunizar. A lista de salas de vacina está na página da Secretaria.
A vacinação para o HPV é realizada na rede pública para meninas até 14 anos e meninos até os 11. Contudo, a gerente de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Hídrica e Alimentar, Renata Brandão, ressalta que, mesmo em adultos, a imunização é eficaz para prevenir a infecção.
A vacina previne a infecção contra quatro tipos de HPV (papilomavírus humano), infecção sexualmente transmissível. A maioria das pessoas contaminadas não apresenta sintomas e o HPV, alojado nas mucosas e na pele, pode ficar latente por anos. No caso das mulheres, o HPV pode levar ao desenvolvimento de câncer de colo de útero.