Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Secretaria de Saúde do DF diz que não encontrou carrapatos após inspeção no Pontão do Lago Sul

Vistoria foi realizada depois da capital federal registrar caso suspeito de febre maculosa em uma criança que visitou o local

Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília

Vistoria foi feita nas áreas externas do Pontão
Vistoria foi feita nas áreas externas do Pontão

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal realizou uma inspeção no Pontão do Lago Sul, nesta quarta-feira (13), para investigar a possível presença de carrapatos contaminados com a bactéria que causa a febre maculosa. Segundo a pasta, nenhum carrapato foi encontrado no local. A vistoria foi realizada após a capital registrar um caso suspeito de febre maculosa em uma criança que visitou o local. A vítima, que não teve a idade revelada, foi internada em um hospital particular, mas já recebeu alta e passa bem.

De acordo com a secretaria, lonas foram arrastadas pela vegetação do local a fim de encontrar possíveis carrapatos. A pasta informou ainda que a bactéria causadora da doença nunca foi encontrada em capivaras ou carrapatos presentes no DF.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


“Há a possibilidade de outras doenças causadas por diferentes tipos de bactéria Rickettsia provocarem febre no caso de picada por carrapato”, informou a pasta.

Em nota, o Pontão do Lago Sul informou que realiza semanalmente atomização nas áreas ao ar livre “para eliminação de possíveis focos de carrapatos. Medida que tem apresentado resultados efetivos no combate às pragas”.

Sem registro de febre maculosa, DF investiga 42 casos suspeitos

De acordo com a Secretaria de Saúde, o Distrito Federal investiga 42 casos suspeitos de febre maculosa. Desde o começo do ano, 62 possíveis registros foram descartados. A capital federal não registrou nenhum caso da doença nos últimos 20 anos. Em 2022, outras 22 suspeitas foram descartadas. Em 2021, as 10 suspeitas investigadas também foram negativas (leia mais aqui).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.