Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Secretaria de Segurança diz que ninguém foi preso durante atos de vandalismo em Brasília

Segundo o governo, a equipe policial se concentrou em dispersar manifestantes e evitar escalada maior dos ânimos

Brasília|Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília

Ônibus queimado próximo à 5ª Delegacia de Polícia na Asa Norte, em Brasília
Ônibus queimado próximo à 5ª Delegacia de Polícia na Asa Norte, em Brasília Ônibus queimado próximo à 5ª Delegacia de Polícia na Asa Norte, em Brasília

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) anunciou que ninguém foi preso durante os atos de vandalismo ocorridos diante das forças policiais, por quase três horas, na noite da última segunda-feira (12), na região central de Brasília. 

Manifestantes tentaram invadir a sede da Polícia Federal, em protesto contra a prisão de José Acácio Serere Xavante — um indígena que questiona o resultado das eleições deste ano, além de incitar atos de violência contra o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e autoridades do Judiciário.

Em nota, a SSP-DF afirma que os atos foram "praticados por grupos isolados, estão sendo apurados pela Polícia Civil do Distrito Federal e os participantes, uma vez identificados, serão responsabilizados". Ainda segundo a nota, a Polícia Militar se concentrou na dispersão dos manifestantes, "para evitar uma escalada ainda maior dos ânimos". 

A SSP/DF ressalta que, desde o início dos atos públicos e manifestações, as forças de segurança do DF estão atuando de forma integrada a outros órgãos, locais e federais, para manutenção da ordem pública e garantia da mobilidade urbana no Distrito Federal.

Publicidade

Veja imagens da depredação após noite de vandalismo em Brasília

A nota da secretaria informa também que o policiamento foi reforçado na área central e nas imediações do hotel em que o presidente eleito está hospedado. Além disso, o Detran-DF atuou no controle de trânsito, apoiando a Polícia Militar na desobstrução de vias e na retirada dos veículos incendiados pelos vândalos. 

Publicidade

A secretaria explicou por meio de nota que "as forças de segurança pública do DF e órgãos responsáveis seguem monitorando o DF, com apoio de câmeras, drones e serviço de inteligência. As imagens são enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), da SSP/DF, que coordena diversas ações de segurança e mobilidade urbana no DF". 

OAB/DF pede providências

O Conselho Federal e a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) repudiaram os atos de vandalismo. Em nota divulgada ainda na noite dos atos de depredação, a instituição afirma que "é preciso prender os responsáveis, além de agir firmemente para a efetiva punição de todos na forma da lei".

Publicidade

"Tais atos atentam contra a democracia e representam inaceitável escalada de violência. Nada, absolutamente nada, justifica o cenário de guerra que se está a ver. O Conselho Federal e a OAB/DF colocam-se à disposição da sociedade e cobram das autoridades competentes medidas enérgicas, manifestando-se nesta nota e prestando solidariedade às vítimas dessas agressões", disseram as entidades.

Tráfego de veículos restrito na região central de Brasília

Entre as medidas tomadas nesta terça-feira (13), o trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios continua restrito, com o fechamento do Eixo Monumental, a partir da rodoviária do Plano Piloto até a via L4. Além disso, a via N1 está interditada a partir do acesso à via L2, até a L4. O acesso à via N1 pela N2, no Ministério da Economia, também está fechado.

A recomendação é que os motoristas utilizem as vias S2 e N2, obedecendo à sinalização e à orientação das autoridades de trânsito. O acesso à praça dos Três Poderes também continua restrito.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.