Secretários do DF em Israel devem ser transferidos ‘nas próximas horas’ para Jordânia
Autoridades estão em segurança, acomodados em um hotel com bunker incluso; espaço aéreo israelense está fechado
Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília

Os quatro secretários do GDF (Governo do Distrito Federal) que estão em Tel Aviv (Israel) devem ser transferidos para a Jordânia “nas próximas horas” para que possam voltar ao Brasil nos próximos dias. A informação é do secretário de Relações Exteriores do DF, Paco Britto, que afirma que todos os integrantes da comitiva estão em segurança, acomodados em um hotel com bunker incluso.
O espaço aéreo israelense está fechado desde a última quinta-feira (12), quando teve início o conflito do país com o Irã.
LEIA TAMBÉM
“O GDF está em tratativas com as embaixadas da Jordânia e de Israel, além do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, para que a transferência dos integrantes da comitiva seja feita, com toda a segurança oferecida pelos dois países do Oriente Médio, para a região da Jordânia”, destaca.
Fazem parte da comitiva do GDF o secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Rafael Bueno; a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Costa Júnior; e o secretário-executivo do Consórcio Brasil Central, José Eduardo Pereira Filho.
Eles estão entre as 27 autoridades brasileiras que continuam em Israel e aguardam uma forma de deixar o país. Mais cedo nesta segunda-feira (16), 12 políticos brasileiros saíram do local do conflito com destino à Jordânia para pegar um voo de volta ao Brasil.
Israel x Irã
A rivalidade entre os países tem se intensificado pelo avanço do programa nuclear iraniano, que Israel considera uma ameaça existencial, e pelo apoio do Irã a grupos terroristas como o Hamas e o Hezbollah.
Segundo o Itamaraty, cerca de 12 mil brasileiros vivem em Israel, sendo a maioria da comunidade binacional. No Irã, os brasileiros são pouco menos de 190 pessoas.
“A Embaixada do Brasil em Teerã está à disposição para eventuais demandas desses nacionais. Da mesma forma, a Embaixada do Brasil em Tel Aviv presta o eventual apoio solicitado”, pontuou o Ministério das Relações Exteriores.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
