Brasília Seis capitais terão mutirão de vacinação no sábado (20); confira

Seis capitais terão mutirão de vacinação no sábado (20); confira

A programação marca o início da campanha Mega Vacinação, com foco nas pessoas que ainda não tomaram a segunda dose

  • Brasília | Bruna Lima, do R7, em Brasília

Mulher recebe vacina no braço durante campanha de imunização

Mulher recebe vacina no braço durante campanha de imunização

NELSON ANTOINE/ESTADÃO CONTEÚDO - Arquivo

Seis capitais brasileiras realizarão, de forma simultânea, um evento para promover a campanha Mega Vacinação, contra a Covid-19, no sábado (20). Com o slogan "Proteção pela metade não é proteção", o mutirão de uma semana tem como foco alcançar os mais de 21 milhões de pessoas que estão com a segunda dose atrasada, além das pessoas que já podem tomar a dose de reforço contra a doença. 

A campanha vai até 26 de novembro. De forma excepcional, os postos estarão abertos no sábado (20) em Brasília (DF), Curitiba (PR), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). (Confira todos os seis pontos e os endereços abaixo.)

Seis capitais espalhadas por todas as regiões brasileiras foram escolhidas para sediar, no mesmo dia, o evento de abertura da estratégia. Nessas cidades, além de estarem presentes autoridades do Ministério da Saúde, será oferecida vacinação à população. 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estará no Rio de Janeiro (RJ), na Cidade das Artes. Os secretários nacionais da Pasta estarão em pontos de vacinação nas outras cinco cidades escolhidas.

Já durante a próxima semana, entre 22 e 26 de novembro, as salas de vacina dos estados e municípios poderão funcionar em horário estendido, cabendo a cada gestor local definir se haverá a ampliação do serviço. 

Queremos convidar a todos os brasileiros que não foram tomar a segunda dose, assim como a dose de reforço, a procurar as unidades básicas de saúde, salas de vacinação e as estratégias usadas em cada município. Essas doses estão disponíveis para a população, que ficará mais protegida e ajudará o Brasil a superar a crise sanitária.

MARCELO QUEIROGA, MINISTRO DA SAÚDE

Além das pessoas que se atrasaram no recebimento da segunda dose, a campanha foca aquelas que já podem receber a dose de reforço. Com a atualização do Ministério da Saúde, todos que já tiverem completado o esquema vacinal primário cinco meses atrás poderão procurar os postos para receber a dose extra. Atualmente, 9,3 milhões de brasileiros estão aptos a tomar esse complemento, calcula a Pasta. 

A Pfizer é a vacina indicada pela Pasta para o reforço. Para aqueles que se imunizaram com a vacina de dose única da Janssen, entretanto, a orientação é diferente: é necessário tomar antes outra dose do mesmo fabricante. O Ministério da Saúde ainda precisa distribuir aos estados o lote que chegou na semana passada. O envio será acompanhado de um novo informativo, com o detalhamento das instruções. 

Confira os pontos onde ocorrerão os mutirões da campanha Mega Vacinação no sábado (20):

Brasília (DF)
Feira dos Importados, SIA trecho 7, Guará

Curitiba (PR)
Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, rua 24 de Maio, 816, praça Ouvidor Pardinho, Rebouças

Manaus (AM)
Sambódromo, avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro

Rio de Janeiro (RJ)
Cidade das Artes, avenida das Américas, 5.300, Barra da Tijuca

Salvador (BA)
Arena Fonte Nova, ladeira da Fonte das Pedras, s/nº, Nazaré

São Paulo (SP)
UBS Jardim Colombo, rua Frei Bonifácio Dux, 40

Últimas