Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sem concurso, Banco Central readmite servidores aposentados

BC deve reverter aposentadoria de técnicos, analistas e procuradores para diminuir a pressão do déficit de pessoal

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Prédio do Banco Central em Brasília
Prédio do Banco Central em Brasília Prédio do Banco Central em Brasília

Sem previsão para realizar um novo concurso público, o Banco Central vai readmitir servidores aposentados em três cargos. A medida foi publicada no Diário Oficial da União deste segunda-feira (13). Segundo o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), o órgão tem mais de 1.400 vacâncias.

A medida publicada pela Diretora de Administração do banco detalha que podem voltar às atividades sete servidores no cargo de analista, dois no cargo de procurador e três no cargo de técnico. A portaria já está em vigor e informa que as vagas devem ser preenchidas por servidores que estejam aposentados há pelo menos um ano e no máximo há cinco anos. 

Leia também: Após dois anos de estagnação, cresce expectativa por concursos

O último concurso para o Banco Central aconteceu em 2013, com 500 vagas para técnicos e analistas. Na época, a banca organizadora responsável pelo concurso foi o Cebraspe (Cespe/UnB), e os concorrentes foram avaliados por prova objetiva sobre conhecimentos básicos, específicos e avaliação de títulos.

Publicidade

As provas foram aplicadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Belém, Fortaleza, Recife e Salvador. Os aprovados tiveram de ser submetidos a um programa de capacitação para assumir o cargo.

Concursos autorizados

Nesta segunda-feira (13) o governo autorizou a abertura de concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)Receita Federal. Para o INSS, foram autorizadas 1.000 vagas para o cargo de técnico do seguro social. Na Receita Federal, serão 699 vagas para auditor e analista tributário. O prazo para publicação dos editais das provas é de seis meses.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.