Sem condições para pouso, Lula cancela agenda em Rio Verde (GO)
Presidente iria inaugurar terminal da Ferrovia Norte-Sul, que começou a ser construída em 1986; evento será remarcado
Brasília|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou a agenda que teria nesta sexta-feira (16) em Rio Verde (GO), onde participaria da inauguração do terminal da Ferrovia Norte-Sul. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, a aeronave que iria levar o chefe do Executivo até a cidade goiana nem chegou a decolar de Brasília. O evento será remarcado.
Ainda segundo a equipe de comunicação, o presidente aguardou por 1h20 na Base Aérea de Brasília e, após a confirmação que não seria possível realizar o voo, retornou ao Palácio da Alvorada.
A ferrovia, cuja construção começou em 1986, liga o porto de Itaqui (MA) ao de Santos (SP). A linha férrea atravessa quatro regiões do país e tem 2.257 quilômetros de extensão.
Segundo o governo federal, a conclusão da obra permite que os estados de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais, produtores de commodities como soja, milho e algodão, ganhem competitividade no momento de exportar seus produtos, seja pelo litoral da região Sudeste ou pelo Norte do país.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Ainda de acordo com o governo, a empresa que detém a concessão de exploração da ferrovia investiu R$ 4 bilhões em obras de infraestrutura, terminais e material rodante. Nos últimos quatro anos, a concessionária construiu três terminais: em São Simão e Rio Verde, em Goiás, e em Iturama, Minas Gerais.
Segundo a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), a ferrovias representam cerca de 21,5% do transporte de carga no país e, em 2021, mais de 93% do minério de ferro exportado chegou aos portos brasileiros por trilhos.