Lula inaugura terminal da Ferrovia Norte-Sul em Rio Verde (GO), nesta sexta-feira
Além de Goiás, presidente vai ao Pará, onde vai participar do anúncio oficial da realização da COP 30 em Belém
Brasília|Do R7, em Brasília, com informações da Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta sexta-feira (16), da inauguração do terminal da Ferrovia Norte-Sul em Rio Verde (GO). O evento está marcado para as 10h30. Também participa da solenidade o ministro dos Transportes, Renan Filho.
O retorno de Lula para Brasília está previsto para as 15h. Da capital, o presidente embarca às 20h para Belém (PA), para a cerimônia de anúncio da realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) na capital paraense.
A cúpula do clima da ONU será realizada pela primeira vez na Amazônia, em novembro de 2025. O presidente também vai participar da assinatura da ordem de serviço para início das obras em um residencial do programa Minha Casa, Minha Vida.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Ferrovia Norte-Sul
A ferrovia, cuja construção começou em 1986, liga o porto de Itaqui, no Maranhão, ao de Santos, em São Paulo. A linha férrea atravessa quatro regiões do país e tem 2.257 quilômetros de extensão.
Em nota, o governo federal afirma que a conclusão da obra permite que os estados de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais, produtores de commodities – como soja, milho e algodão – tenham saída para os produtos pelo mar. Ainda de acordo com o governo, a empresa que detém a concessão de exploração da ferrovia "investiu R$ 4 bilhões em obras de infraestrutura, terminais e material rodante". Nos últimos quatro anos, a concessionária construiu três terminais: em São Simão e Rio Verde, em Goiás, e em Iturama, Minas Gerais.
Segundo a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), a ferrovias representam cerca de 21,5% do transporte de carga no país e, em 2021, mais de 93% do minério de ferro exportado chegou aos portos brasileiros por trilhos.