Senadores adotam discurso ‘perde-perde’ em conversas com políticos dos EUA
Comitiva busca mostrar que tarifaço de 50% tem impacto econômico no Brasil e nos Estados Unidos
Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília, e Mathias Brotero, da RECORD
RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A comitiva de senadores brasileiros, que está nos Estados Unidos para discutir o tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump, tem levado o discurso “perde-perde” aos encontros políticos.
O tom tem sido adotado nas reuniões ao longo desta terça-feira (29), conforme relataram representantes do Brasil. A intenção é mostrar que as tarifas de 50% trazem impactos econômicos aos dois países.
A projeção de perda tem sido indicada a cada estado, conforme afirmou o presidente da comitiva, Nelsinho Trad (PSD-MS).
“Cada parlamentar identificado vai receber a implicação dessa medida no estado que ele representa. Dessa forma, com esse conteúdo, a gente entende que racionalmente ele poderá ser convencido de que essa é uma medida de ‘perde-perde’”, afirmou Trad.
Como forma de convencimento, os senadores têm apresentado um panorama de produtos que podem ser afetados em cada estado, ligado aos congressistas norte-americanos.
O teor das conversas também foi confirmado pelo senador Esperidião Amin (PP-SC). “Nós perdemos negócios de exportação e o importador perde o preço da construção civil. Portanto, esse perde-perde”, destacou.
Apesar das indicações, a previsão é de que as conversas de congressistas não tenham um “impacto imediato”. A avaliação foi indicada pelo líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA).
Leia também
“Política é isso mesmo. Você vai fazendo processo de acumulação, de conquista, de diálogos”, pontuou.
Com visão mais otimista, Trad tem indicado que a pressão de congressistas pode trazer contribuição às negociações com Trump. A maior perspectiva é ligada ao impacto financeiro para o país.
“Todos eles sabem que isso vai doer no bolso de empresas brasileiras e empresas americanas, pequenas, médias e grandes, quando começa a mexer no bolso”, destacou o presidente do comitê.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
