Senadores governistas e da oposição elogiam perfil ‘garantista’ de Cristiano Zanin
Parlamentares enalteceram a postura dele de buscar garantir a lei em julgamentos, o que pode livrar políticos de condenações
Brasília|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília
Durante a sabatina no Senado que aprovou o nome de Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), parlamentares tanto governistas quanto da oposição destacaram o perfil “garantista” do advogado, o que pode fazer com que ele tome posições favoráveis aos réus em julgamentos.
Um dos senadores que o elogiaram por isso foi Flávio Bolsonaro (PL-RJ), apesar de declarar voto contrário à indicação de Zanin para o STF. “É óbvio que eu conheço a posição do senhor durante a sua advocacia, garantista que é, e acho que isso é algo louvável na sua indicação”, frisou.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
A senadora Teresa Leitão (PT-PE) destacou que isso traz calma à classe política. “O seu perfil de garantista nos resguarda, nos acalma e nos convence de que nós estamos com uma indicação que compõe justamente aquilo que a Constituição nos reserva.”
O senador Rogério Carvalho (PT-SE) acrescentou que o perfil garantista de Zanin vai fazer com que ele tenha uma atuação correta no Supremo Tribunal Federal.
“O presidente Lula escolheu alguém que tem como rumo, como marca o garantismo, que olha o Judiciário como um lugar que vê os eventos que estão nos autos, que não inventa, que não milita em torno desta ou daquela tese jurídica, tornando-a mais importante do que a própria letra da lei e a própria letra constitucional.”