Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Senadores sabatinam Dino para o STF e Gonet para a PGR de forma simultânea nesta quarta

Indicados por Lula serão avaliados pela Comissão de Constituição e Justiça; acordo é que nomes sigam para o plenário no mesmo dia

Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília

Dino e Gonet procuraram senadores para apoio
Dino e Gonet procuraram senadores para apoio Dino e Gonet procuraram senadores para apoio

Os senadores vão sabatinar o ministro da Justiça, Flávio Dino, e o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, na manhã desta quarta-feira (13). Ao término dos questionamentos na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), parlamentares governistas e da oposição vão decidir, em uma votação, se aprovam Dino para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e Gonet para o comando da Procuradoria-Geral da República (PGR).

As sabatinas serão realizadas de forma simultânea, de modo que as perguntas serão feitas em bloco, e os indicados responderão um após o outro.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Assine a newsletter R7 em Ponto

Publicidade

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) afirma que vai solicitar, no início da CCJ, que as sabatinas sejam divididas. Ele diz que os candidatos "são dois homens muito preparados" e que "não precisam desse tipo de estratégia".

"Espero que a comissão tenha o entendimento de respeitosamente dividir as sabatinas. Isso facilita a compreensão da sociedade, facilita o trabalho dos senadores e facilita que a população esteja informada", acrescenta.

Publicidade

Depois da votação dos senadores, os nomes serão encaminhados para avaliação no plenário do Senado, o que pode ocorrer ainda nesta quarta. A votação também é secreta. Para serem aprovados, Dino e Gonet precisam de pelo menos 41 votos positivos dos 81 senadores.

Ambos passaram o dia no Senado nesta terça (12), articulando votos em gabinetes. Dino afirma que conversou com 90% dos senadores e que tem uma projeção "tranquila e promissora" dos votos. Na semana passada, Gonet também procurou senadores e destacou o bom diálogo que teve com os parlamentares.

Indicados por Lula

Dino e Gonet foram indicados pelo presidente Lula no fim de novembro, antes da viagem dele para os Emirados Árabes Unidos, para participar da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.