Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

STF autoriza depoimentos sobre interferência de Bolsonaro na PF

Presidente foi acusado pelo ex-ministro Sergio Moro de interferir politicamente na Polícia Federal; investigação tinha sido suspensa

Brasília|Emerson Fraga e Renato Souza, do R7, em Brasília

O ministro do STF Alexandre de Moraes autorizou a Polícia Federal a ouvir testemunhas no inquérito que investiga se o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), interferiu politicamente na própria PF. A investigação começou depois que o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, fez denúncias públicas contra Bolsonaro.

Segundo a decisão, publicada hoje (23), o ministro autoriza “o Delegado de Polícia Federal a proceder às oitivas de eventuais testemunhas sem a necessidade de intimação nos termos antes determinados, inclusive dos advogados dos investigados”.

Ao renunciar ao cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública, em 20 de abril de 2020, Sergio Moro acusou Bolsonaro de tentar interferir politicamente na Polícia Federal para blindar aliados e familiares e investigações. O STF começou a investigar o caso a pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras.

A investigação tinha sido suspensa pelo então relator em exercício, ministro Marco Aurélio, em 29 de setembro de 2020. Em 30 de julho, depois que assumiu a relatoria do processo em decorrência da aposentadoria de Marco Aurélio, o ministro Alexandre de Moraes já tinha determinado o prosseguimento do inquérito policial e prorrogado, por 90 dias, o prazo para finalização dos trabalhos da Polícia Federal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.