Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

STF começa a julgar nesta terça mais 250 denunciados pelos atos extremistas

Até o momento, o Supremo Tribunal Federal tornou réus 550 pessoas envolvidas na depredação dos prédios dos Três Poderes

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em Brasília

Manifestantes durante invasão ao Congresso
Manifestantes durante invasão ao Congresso Manifestantes durante invasão ao Congresso

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar nesta terça-feira (9) se mais 250 denunciados por participação nos atos de 8 de janeiro, em Brasília, podem virar réus. Das 1.390 pessoas envolvidas, o STF decidiu até o momento pela abertura de ações penais contra 550 pessoas acusadas de participar das manifestações.

O julgamento dos ministros, de forma virtual, ocorre até a próxima segunda (15). Nesta modalidade, os magistrados votam por meio do sistema do STF. Se houver pedido de vista, a votação é suspensa. Caso ocorra um pedido de destaque, a decisão é levada ao plenário físico do tribunal.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

As denúncias fazem parte de diversos inquéritos que tramitam na Corte. Em um deles, há uma investigação sobre o planejamento e a responsabilidade intelectual dos atos. Em outro, investigam-se os participantes da invasão que não foram presos em flagrante.

Primeira etapa

Das 1.390 pessoas denunciadas pela a Procuradoria-Geral da República, 239 fazem parte do núcleo dos executores, 1.150 integram o núcleo dos incitadores e uma pessoa está inserida no núcleo que investiga a suposta omissão de agentes públicos.

A denúncia é a primeira etapa de uma ação penal pública. Ela é apresentada no término das investigações. Uma vez aceita pela Justiça, ela torna os acusados réus e pode resultar na condenação pelos crimes apontados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.