Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

STJ mantém obrigatoriedade do uso de máscara na instituição

Para entrarem, circularem e permanecerem nas dependências do tribunal, servidores e visitantes precisarão usar o equipamento

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

STJ decide manter uso obrigatório de máscara no tribunal
STJ decide manter uso obrigatório de máscara no tribunal STJ decide manter uso obrigatório de máscara no tribunal

Mesmo com o fim da obrigatoriedade do uso de máscara no Distrito Federal, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu manter a exigência do equipamento de segurança a todos os funcionários e visitantes que quiserem entrar, permanecer e circular nas dependências da corte.

Para reforçar a decisão, o STJ destacou o texto da resolução interna que determina o retorno ao trabalho presencial. Na regra, foi mantido o uso obrigatório da máscara, bem como a exigência de outras medidas não farmacológicas para evitar o contágio pela Covid-19

Segundo o STJ, o decreto do GDF que liberou o uso de máscara, inclusive em ambientes fechados, tem força de nível distrital e, por isso, "não invalida os normativos editados pelos órgãos públicos e, portanto, não vincula o STJ". O órgão ainda destacou que a medida também não se aplica a empresas e entidades privadas e que "cada estabelecimento pode definir suas regras internas". 

Além de o uso de máscara continuar obrigatório nos ambientes internos, ele seguirá sendo exigido nos ônibus que fazem a linha de ligação entre a sede do STJ e a rodoviária do Plano Piloto. A decisão foi subsidiada pelas recomendações da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde do órgão. 

A secretaria do STJ reconheceu uma melhora nos índices de contaminação e o papel da vacinação em massa para o atual cenário. "No entanto, segundo a SIS, em que pese as recentes medidas de flexibilização em nível local, considerando que a pandemia ainda persiste, é recomendada a manutenção das medidas de segurança sanitária", explica o STJ. As medidas podem ser reavaliadas pelo presidente do tribunal, e não há prazo mínimo para que haja uma nova análise. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.