Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Tarcísio vai se reunir com Bolsonaro para defender proposta de reforma tributária

Governador de São Paulo decidiu apoiar texto da proposta que pode ser votada no plenário da Câmara nesta quinta-feira

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Tarcísio de Freitas se encontrará com Bolsonaro
Tarcísio de Freitas se encontrará com Bolsonaro

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vai se reunir com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para uma conversa sobre a proposta da reforma tributária. O encontro deve acontecer na quinta-feira (6), na véspera da votação da matéria no plenário. Apesar de afirmar que não tem a intenção de convencer o ex-chefe do Executivo a apoiar o texto, a movimentação é vista como uma forma de atrair votos favoráveis dos parlamentares do PL. 

"Eu vou trazer argumentos que me fizeram acreditar na reforma tributária. O presidente tem uma larga experiência, é uma grande liderança, quem sou eu para convencer alguém de alguma coisa. Eu só vou colocar aquilo que estou enxergando na reforma", disse após reunião com a bancada do Republicanos, em um encontro que decidiu apoiar o texto do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). 

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


Na terça-feira (4), o ex-presidente Jair Bolsonaro divulgou uma nota com críticas ao projeto encaminhado pelo atual governo. Segundo ele, a reforma sugerida “aumenta de forma absurda impostos da cesta básica, retira a capacidade de investimento dos estados e subtrai recursos dos municípios”.

"A atual reforma tributária do PT vai na contramão do que fizemos. Caso tivesse um mínimo de coerência, o atual governo deveria manter a nossa política econômica que deu certo: menos impostos, mais arrecadação", afirmou. "O presidente do PL e seu líder na Câmara dos Deputados encaminharão, junto aos seus 99 deputados, pela rejeição total da PEC da Reforma Tributária", finalizou.


Apesar disso, o líder do PL na Câmara, Altineu Côrtes (RJ), afirmou que o partido não fechou questão sobre o tema. Segundo o líder, a "movimentação de Tarcísio está sensibilizando a bancada".

"Estamos esperando as modificações ao texto. São várias situações, várias coisas. Tem a questão do conselho e do agronegócio”, afirmou Côrtes, ao sair de uma reunião com integrantes do partido, incluindo o presidente nacional, Valdemar Costa Neto. Valdemar não comentou as articulações em torno da proposta.


Republicanos decide apoiar texto da reforma tributária, mas impõe condições

A bancada do Republicanos na Câmara vai apoiar o texto da reforma tributária. No entanto, a legenda condicionou o apoio a alterações no texto. Segundo o presidente do partido, Marcos Pereira, o relator acatou os ajustes sugeridos ao texto. 

A principal mudança tem a ver com a governança do Conselho Federativo, que vai ser responsável por gerir os impostos estaduais e municipais. Tarcísio de Freitas não se opõe à centralização da arrecadação, mas propôs mudanças na forma como o grupo vai ser administrado, garantindo que estados mais populosos tenham maior representação no órgão.

Outro ponto tem a ver com o critério de distribuição do Fundo de Desenvolvimento Regional. Pela discussão atual, a ideia é fazer uma divisão inversamente proporcional ao PIB, privilegiando estados mais pobres. Tarcísio é contra e pede que outros fatores sejam considerados, como o número de pessoas inscritas no Cadastro Único e a quantidade de beneficiários do Bolsa Família.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.