Tarifaço: Mauro Vieira e Marco Rubio marcam encontro nos EUA para negociar sanções
Reunião foi acordada em ligação entre os dois nesta semana, após o conversa de Lula com Trump na terça-feira
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, concordou em se encontrar com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, em Washington para negociar a redução das tarifas de 50% impostas pelos norte-americanos aos produtos brasileiros.
O encontro foi marcado, no entanto, a data não foi definida. A decisão da reunião foi tomada após Mauro Vieira receber ligação do Marco Rubio nesta quarta-feira (8).
Em nota oficial, o governo disse que “após diálogo muito positivo sobre a agenda bilateral, [os dois] acordaram que equipes de ambos os governos manterão reunião proximamente em Washington, em data a ser definida, para dar seguimento ao tratamento das questões econômico-comerciais entre os dois países, conforme definido pelos presidentes”.
“O Secretário de Estado convidou o Ministro Mauro Vieira para que integre a delegação, de modo a permitir uma reunião presencial entre ambos, para tratar dos temas prioritários da relação entre o Brasil e os Estados Unidos”, diz texto.
Leia mais
Entenda
O presidente Lula conversou com Donald Trump na segunda-feira (6) e classificou o diálogo como positivo. Na manhã de hoje, Lula contou que está surpreso com o resultado da ligação.
“Te confesso que fiquei surpreso com o resultado da conversa porque era uma coisa que parecia que não iria acontecer, parecia impossível”, afirmou.
“Ainda ontem, a pessoa que ele indicou, que é o secretário de Estado, Marco Rubio, ligou para o meu ministro Mauro Vieira. Talvez comece a ter conversa a partir de agora. Porque o Brasil não quer briga com os Estados Unidos, com o Uruguai, com a Bolívia. O Brasil quer paz e amor: quer crescer, se desenvolver. Não temos contencioso com nenhum país do mundo e não queremos ter. E com os Estados Unidos temos uma aliança de 201 anos. Queremos manter uma relação boa, respeitosa, sem abrir mão da nossa soberania”, detalhou.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
