Enem: 32% dos candidatos inscritos não comparecem ao 2º dia de prova
Candidatos resolveram provas de ciências da natureza e matemática; no domingo passado, abstenção foi de 28,1%
Brasília|Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília
O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 teve abstenção de 32% dos inscritos. Neste domingo (12), as provas envolviam questões de ciências da natureza e matemática.
Também foram eliminados 2.217 candidatos por irregularidades como portar equipamentos eletrônicos ou sair antes do horário permitido.
O gabarito oficial e os cadernos de questões serão divulgados no portal do Inep até o dia 24 de novembro.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
O ministro da Educação, Camilo Santana, comentou o vazamento do caderno da prova amarela ocorrido neste domingo.
"Quero comentar dois fatos que ocorreram neste segundo dia. Primeiro foi a circulação de imagens da prova por volta das 17h, ou seja, uma hora antes do horário autorizado para sair do ambiente da aplicação. Nós imediatamente acionamos novamente a Polícia Federal. A PF também já está em investigação, com várias diligências com relação a [vazamento de] fotos da prova do primeiro dia", disse Santana.
Segundo o ministro, não há prejuízo para os candidatos porque não houve, segundo ele, vazamento antes do início da aplicação do teste. "A prova tinha sido iniciada às 13h30. Todos os portões estava fechados quando, três horas e meia depois, houve essas circulações", afirmou.
Abstenção no primeiro domingo de provas
O primeiro domingo de provas do Enem de 2023 teve abstenção de 28,1% dos inscritos. Isso significa que cerca de um em cada quatro estudantes não compareceu ao local de prova.
Em 2022, a taxa de ausência nessa primeira fase foi de 28,3%. O estado com maior índice de não comparecimento foi o Amazonas, com 44%.
Mais de 3,9 milhões de estudantes estavam inscritos para fazer a prova.
PF identifica oito suspeitos
O Inep informou na tarde deste domingo (12) que a Polícia Federal identificou oito pessoas que teriam divulgado imagens da proposta de redação no domingo passado (5).
De acordo com o instituto, não há nenhuma informação de que o conteúdo tenha sido divulgado antes do início da aplicação da prova.
O Inep afirmou que é procedimento-padrão informar a PF em casos como esse.