TCDF dá 30 dias para Novacap e secretaria de Obras informarem sobre segurança na Ponte JK
Tribunal informou que medida é necessária enquanto a empresa responsável pela reforma não for contratada
Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília

A Novacap e a secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal terão 30 dias para apresentar informações sobre as providências emergenciais que vem adotando para manter a segurança na Ponte JK, segundo a decisão do Tribunal de Contas do Distrito Federal. De acordo com a representação da corte de contas, “a medida é necessária enquanto não ocorrer a contratação regular da empresa que será responsável pela revitalização completa da estrutura”.
Ainda segundo o tribunal, a Companhia Urbanizadora deverá informar medidas que adotaram para manter a segurança e solidez da ponte, já a secretaria terá que se manifestar sobre as ações que foram feitas para solucionar a falta de manutenção do local.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
O plenário do TCDF determinou também que a Novacap apresente um cronograma com os marcos iniciais e de conclusão para a revitalização estética e à pavimentação da ponte.
Em nota, a Novacap informou que a obra é uma “tarefa complexa” e que existe uma dificuldade para o orçamento da obra com as ferramentas disponíveis. “A Novacap busca soluções técnicas para realizar a obra da forma mais adequada possível, em etapas, e na expectativa de lançar a licitação para reforço estrutural ainda este ano”.
O R7 entrou em contato com a secretaria de Obras mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.
Em 2021, um processo para a revitalização da ponte foi iniciado, porém no ano seguinte o Tribunal de Contas determinou a suspensão da licitação. Segundo o tribunal, o projeto foi suspenso pois alterava “profundamente o arranjo estrutural da ponte”.













