Ibaneis sanciona lei que obriga a sinalização de alertas sobre esquecimento de animais
O texto estabelece normas a centros comerciais para evitar o esquecimento de animais em veículos
Brasília|Giovana Cardoso*, do R7, em Brasília
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sancionou uma lei que estabelece normas para prevenir o esquecimento de animais no interior de veículos. O texto, de autoria do deputado Daniel Donizet (PL), obriga estacionamentos, shoppings, centros comerciais e supermercados a colocarem avisos em suas dependências.
Os alertas sobre o esquecimento de animais deverão ser expostos a critério do estabelecimento, seja de forma impressa, eletrônica ou sonora. A medida, publicada nesta quarta-feira (26) no Diário Oficial do DF, estabelece um prazo de 60 dias para as empresas se adequarem às proposições.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Em caso de descumprimento, o infrator poderá responder pelo crime de maus-tratos a animais, previstos na Lei nº 4.060, de 18 de dezembro de 2007. “Deixar o animal em situação que coloque sua vida ou sua saúde em risco equivale a crime de maus-tratos, com penas que podem ser desde advertência até 5 anos de prisão, de acordo com a Lei Federal”, disse o deputado.
Governo do DF sanciona lei que prevê multa de R$ 1 mil a quem atropelar e não socorrer animais
O governo do Distrito Federal sancionou nesta terça-feira (18) uma lei que determina a obrigatoriedade da prestação de socorro aos animais atropelados na capital federal. A lei, publicada no Diário Oficial do DF, prevê multa de R$ 1.000 a motoristas, motociclistas e ciclistas que atropelarem um animal e se negarem a socorrê-lo (leia mais aqui).
*Sob supervisão de Fausto Carneiro