Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

TCU quer plano de ação para Pé-de-Meia, com avaliação de efeitos e controle de irregularidades

Tribunal determinou que governo encaminhe, em até dois meses, plano de ação para corrigir falhas

Brasília|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • TCU exige plano de ação para corrigir falhas no programa Pê-de-Meia.
  • Prazo de 60 dias para a Secretaria Nacional da Juventude apresentar as providências.
  • Avaliação do programa revelou falhas no controle de recursos e acompanhamento de beneficiários.
  • Após 120 dias, relatório detalhado sobre as medidas deverá ser enviado, com risco de responsabilização.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Tribunal apontou inconsistências nos controles para evitar pagamentos indevidos Saulo Cruz

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) encaminhe, em até 60 dias, plano de ação com providências para corrigir falhas na execução do programa Pé-de-Meia, de incentivo à permanência de estudantes no ensino médio.

Alvo de diferentes pedidos de membros do Congresso Nacional para apuração pelo TCU, a gestão do programa foi avaliada como tendo partes frágeis. A Corte de Contas apurou ausência de mecanismos de acompanhamento da efetiva utilização dos recursos transferidos, inconsistências no cruzamento de dados entre cadastros de beneficiários e falhas nos controles para evitar pagamentos indevidos.


O relatório destacou ainda que, apesar da relevância social do Pé-de-Meia como instrumento de inclusão educacional e estímulo à conclusão do ensino médio, o programa não conta com sistema estruturado de monitoramento e avaliação.

Para o TCU, a inexistência de ferramentas adequadas compromete a transparência, dificulta o controle social e fragiliza a prestação de contas sobre a efetividade da política pública.


O órgão também estabeleceu que, após 120 dias, a SNJ deve apresentar relatório detalhado sobre a implementação dessas medidas, sob pena de responsabilização.

Perguntas e Respostas

Qual foi a determinação do TCU em relação ao programa Pê-de-Meia?


O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) encaminhe, em até 60 dias, um plano de ação com providências para corrigir falhas na execução do programa Pê-de-Meia, que incentiva a permanência de estudantes no ensino médio.

Quais falhas foram identificadas na gestão do programa Pê-de-Meia?


A gestão do programa foi avaliada como tendo partes frágeis, com ausência de mecanismos de acompanhamento da efetiva utilização dos recursos transferidos, inconsistências no cruzamento de dados entre cadastros de beneficiários e falhas nos controles para evitar pagamentos indevidos.

Qual a importância do programa Pê-de-Meia segundo o TCU?

O TCU destacou que, apesar da relevância social do Pê-de-Meia como instrumento de inclusão educacional e estímulo à conclusão do ensino médio, o programa não conta com um sistema estruturado de monitoramento e avaliação.

Quais são as consequências da falta de ferramentas adequadas para o programa?

A inexistência de ferramentas adequadas compromete a transparência, dificulta o controle social e fragiliza a prestação de contas sobre a efetividade da política pública.

O que mais o TCU estabeleceu em relação à SNJ?

O TCU estabeleceu que, após 120 dias, a SNJ deve apresentar um relatório detalhado sobre a implementação das medidas, sob pena de responsabilização.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.