Brasília Texto das novas regras fiscais vai passar por comissão antes de ir ao plenário, diz Pacheco

Texto das novas regras fiscais vai passar por comissão antes de ir ao plenário, diz Pacheco

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que o projeto de lei será analisado apenas pela Comissão de Assuntos Econômicos

  • Brasília | Camila Costa, do R7, em Brasília

Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no plenário do Senado

Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no plenário do Senado

Roque de Sá/Agência Senado - 24.05.2023

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta terça-feira (30) que a Casa vai analisar e votar o texto das novas regras fiscais até a última semana de junho e que a matéria, antes de ir a plenário, vai passar apenas pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), sem passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados na última semana com 372 votos favoráveis, 108 contrários e 1 abstenção.

Pacheco se reunirá com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na próxima reunião de líderes, nesta quinta-feira (1°), onde tratarão de pontos específicos do projeto. "Receberemos o Haddad para discorrer sobre o que foi aprovado na Câmara dos Deputados e a sua posição sobre os diversos pontos que foram tratados, então, vamos cumprir essa etapa", afirmou o presidente do Senado.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

Segundo o presidente, após cumprir esse trâmite, o assunto poderá ser tema de audiência e, quando estiver pronto para votação, será tratado com prioridade. "Se ficar para a última, penúltima semana de junho não haverá prejuízo", ponderou Pacheco.

Novas regras

O texto limitará o crescimento da despesa a 70% da variação da receita dos 12 meses anteriores. Em momentos de maior crescimento da economia, a despesa não poderá crescer mais de 2,5% ao ano acima da inflação. Em momentos de contração econômica, o gasto não poderá aumentar mais que 0,6% ao ano acima da inflação.

Últimas