TJDFT promove evento que oferece serviços à população em situação de rua
O 3º Mutirão de Atendimento às Pessoas em Situação de Rua vai acontecer na próxima terça-feira (28) na Asa Sul
Brasília|Paloma Castro*, do R7, em Brasília
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) vai promover um evento para levar atendimento jurídico, prestação de serviço e cidadania à população em situação de rua na próxima terça-feira (28). A ação vai acontecer das 8h às 13h na Asa Sul (DF).
O 3º Mutirão de Atendimento às Pessoas em Situação de Rua, o PopRuaJud, visa oferecer atendimento jurídico, emissão de documentos, consultas médicas e aplicação de doses das vacinas contra Covid-19 e H1N1. Além de serviços de autocuidado, como corte de cabelo, barba e unha. No evento, também vai ter uma campanha de conscientização sobre violência doméstica e familiar contra a mulher.
A equipe de voluntários do TJDFT, composta por magistrados e servidores, vai disponibilizar consulta processual e redução a termo de demandas, tanto para aqueles que querem entrar com ação judicial quanto para fins de conciliação pré-processual.
"Geralmente as pessoas têm mais de uma demanda, é necessário seguir uma ordem. Primeiro precisa da identidade para depois, por exemplo, acessar o INSS, a conciliação previdenciária do seu benefício. Então, a gente traz as nossas equipes também para isso”, explicou a Juíza de Direito do TJDFT e Coordenadora do Centro de Inteligência da Justiça do DF, Luciana Yuki.
A coordenadora relembrou que alguns desses serviços ofertados foram solicitados pelas pessoas em situação de rua. "Cada vez que a gente faz um mutirão, a demanda vem dos próprios usuários dos serviços. Então, eles pediram corte de cabelo, serviços médicos, e aos poucos, a gente vem suprindo essas demandas, acionando diversos órgãos públicos", ressaltou.
PopRuaJud
O mutirão PopRuaJud acontece nesta terça (28), em sua terceira edição. A iniciativa é do Centro de Inteligência da Justiça do Distrito Federal (CIJDF), conforme a Política Nacional Judicial de Atenção à Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades.
Leia também: Vídeo: motorista de aplicativo foge do carro após ser estuprada
O projeto é uma parceria do TJDFT com vários órgãos como a Associação dos Magistrados do Distrito Federal e dos Territórios (AMAGIS-DF), o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), a Rede Internacional de Excelência Jurídica do Distrito Federal (RIEX DF), o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), a Defensoria Pública da União (DPU), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), a Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (SEDES), a Secretária de Saúde (SES-DF), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).
O tribunal está recebendo doações de roupas, sapatos e cobertores até esta segunda-feira (27), das 12h às 19h, nos Fóruns do TJDFT. Os itens arrecadados serão entregues à população de rua durante o PopRuaJud.⠀
*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.