GDF proíbe tráfego de ônibus e caminhão no Túnel Rei Pelé, em Taguatinga
Medida começa a valer a partir desta quarta (28) por motivo de segurança: veículos devem transitar pela parte superior do acesso
Brasília|Do R7, em Brasília
O tráfego de ônibus, caminhões e veículos que transportam inflamáveis de qualquer altura e comprimento está proibido no Túnel Rei Pelé, em Taguatinga, no Distrito Federal. A altura máxima permitida fica limitada a 4,5 metros. A iniciativa foi estabelecida pela Secretaria de Obras e Infraestrutura e começa a valer a partir desta quarta-feira (28). Os veículos acima dessa medida deverão transitar obrigatoriamente pelo boulevard, na parte de cima do túnel.
A proibição visa oferecer segurança na estrutura do túnel e do trânsito de carro e moto. Apenas nos dois primeiros meses deste ano quatro incidentes com veículos acima da altura permitda foram registrados.
“Se um caminhão com altura acima da permitida acessar o túnel e se chocar com um dos ventiladores, o risco de ocorrer um acidente grave é alto. Por isso, se fez necessária a adoção dessas medidas a fim de garantir a segurança de todos os usuários”, pontua o secretário de Obras, Luciano Carvalho.
A inauguração do túnel aconteceu em junho de 2023. A passagem subterrânea liga a EPTG (Estrada Parque Taguatinga) à Avenida Elmo Serejo. São 1.010 metros de extensão e quatro radares eletrônicos. O limite máximo de velocidade é de 60km/h.