Brasília TSE determina perda de mandato do deputado federal Marcelo Lima

TSE determina perda de mandato do deputado federal Marcelo Lima

Decisão foi motivada por desfiliação sem justa causa do partido pelo qual foi eleito no ano passado; Paulinho da Força é o suplente

  • Brasília | Gabriela Coelho, do R7, em Brasília

Marcelo Lima está atualmente filiado ao PSB

Marcelo Lima está atualmente filiado ao PSB

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados - 25/10/2023

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decretou nesta terça-feira (8) a perda do mandato do deputado federal Marcelo de Lima Fernandes (PSB-SP). Por 5 votos a 2, a decisão foi motivada pelo fato de o parlamentar ter se desfiliado sem justa causa do Solidariedade, partido pelo qual foi eleito em 2022. Lima pode recorrer da sentença. Caso a cassação seja declarada pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, o suplente que assumirá a vaga é, segundo o Solidariedade, Paulinho da Força.

O relator do processo, ministro André Ramos Tavares, votou pela perda do mandato e foi seguido por Floriano Marques, Cármem Lúcia, Benedito Gonçalves e Alexandre de Moraes, presidente do TSE. O ministro Nunes Marques votou contra a cassação e foi acompanhado por Raul Araújo.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

No processo, o Solidariedade alega que o deputado disputou as eleições e foi eleito valendo-se da estrutura financeira e política do partido, desligando-se da agremiação sem justa causa.

Já o parlamentar alega que formalizou a desfiliação horas antes da sessão na qual o TSE deferiu a incorporação dos partidos e que o pedido para deixar a agremiação também foi apresentado à Comissão Executiva Municipal de São Bernardo do Campo (SP).

Para o relator, o parlamentar comunicou sua desfiliação no mesmo dia da incorporação, 14 de fevereiro, mas a comunicação ao juízo eleitoral foi feita tardiamente, apenas no dia seguinte, ou seja, após a incorporação ter operado juridicamente de maneira plena.

Últimas