Brasília UnB publica edital do PAS, e inscrições serão abertas nesta sexta

UnB publica edital do PAS, e inscrições serão abertas nesta sexta

Instituição oferece 4,2 mil vagas. Provas das três etapas ocorrem em semanas diferentes, entre janeiro e fevereiro de 2022

  • Brasília | Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Prédio da UnB, que ainda não definiu as datas para o início do semestre letivo

Prédio da UnB, que ainda não definiu as datas para o início do semestre letivo

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Estudantes do ensino médio podem se inscrever para participar do PAS (Programa de Avaliação Seriada), da Universidade de Brasília (UnB), a partir desta sexta-feira (26). A instituição publicou o edital do certame na última quarta-feira (24), que pode ser consultado na página do Cebraspe. O edital do vestibular deve ser publicado nesta sexta. 

O prazo de inscrição vai até 15 de dezembro, e a taxa é de R$ 127. O boleto precisa ser pago até 6 de janeiro. Os candidatos que participam de programas sociais via CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e são estudantes de escolas públicas que comprovem renda familiar per capta inferior a 1,5 salário mínimo podem pedir a isenção da cobrança.

Uma das medidas sanitárias adotadas pela UnB para ampliar o distanciamento nos locais de prova foi distribuir as datas de aplicação do exame em três fins de semana. Tradicionalmente, todas as provas ocorriam simultaneamente. Veja as datas: 

• 1ª etapa: 20 de fevereiro;
• 2ª etapa: 13 fevereiro; e
• 3ª etapa: 30 de janeiro.

Serão ofertadas 4.232 vagas para os inscritos na terceira etapa. Destas, 2.112 serão preenchidas no primeiro semestre de 2022 e as outras 2.120, no segundo. As datas de início de cada peeríodo letivo ainda não foram definidas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). O contingente representa metade dos ingressos na universidade no ano.

Pandemia

Em razão da pandemia de Covid-19, a UnB precisou alterar a seleção dos calouros. O vestibular do meio do ano foi cancelado. As vagas do certame para ingresso em 2021 foram ofertadas de acordo com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A aplicação nas provas das etapas 1 e 2 em 2021 foi adiada de março para junho, tendo em vista que naquele momento o cenário era de aumento de contágio pelo coronavírus.

Últimas