Vídeo: chuva provoca alagamento e desabamento em Vicente Pires
Segundo o Inmet, de 1º de fevereiro até às 9h desta terça, choveu no DF 29% a mais que a média esperada para o mês
Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília
As fortes chuvas que atingiram o Distrito Federal na tarde desta terça-feira (22) provocaram engarrafamentos, alagamentos e até um desabamento em Vicente Pires, de acordo com o Corpo de Bombeiros. A estrutura de metal da fachada de um bar caiu sobre dois carros estacionados na calçada. A região administrativa foi uma das que mais sofreu com o temporal.
O incidente aconteceu na Rua 33A da região administrativa. Após isolar a área, os bombeiros acionaram a Defesa Civil para avaliar o risco de novos desabamentos. Segundo a comunicação da corporação, ninguém se feriu.
Internautas registraram os prejuízos em diversas partes da capital. Em uma filmagem, um morador se queixa dos alagamentos em Vicente Pires. Do alto de um prédio, ele mostra a rua alagada e com vários carros parados. Um dos veículos está atravessado na via, com água na altura dos faróis.
Em outro vídeo, três pessoas, com água até os joelhos, tentam empurrar um carro pela avenida. Há também um registro que mostra funcionários da Administração Regional avaliando os danos das chuvas na região.
Houve espaço até para brincadeiras. Um homem vestiu uma bolha de plástico na Rua 5 da cidade para caminhar na enxurrada. Moradores riram das tentativas do equilibrista de ficar em pé sobre a água barrenta que corria no asfalto.
Leia também
A Defesa Civil do DF ficou de prontidão por conta das chuvas. De acordo com o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Mamedes Luiz Melo, somente até a manhã desta terça-feira já havia chovido 29% a mais que o previsto para todo o mês de fevereiro. "Até as 9h, registramos 235,8 milímetros por metro cúbico", afirmou.
A medida significa que cada milímetro sobre 1m² equivale a 1 litro de água. Quando os equipamentos do Inmet medem mais que 60 mm de chuva em uma hora, significa que choveu o equivalente a 60 litros por m², e a chuva passa a ser considerada moderada.
"A média esperada [para fevereiro] era de 183 mm. Então, já choveu 29% acima da média prevista, explicou o técnico do Inmet. A previsão para amanhã é de continuar com sol e chuva na capital. A temperatura vai variar de 17 °C a 29 °C, e a umidade vai de 95% a 35%", explicou Mamedes.