Vídeo: Marcola é transferido de Brasília para penitenciária em Porto Velho
A presença do traficante, apontado como líder do PCC, no DF incomodava o governo distrital devido a temores pela segurança pública
Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília
O traficante Marcos Willians Herbas Camacho, 53, o Marcola, apontado como líder do PCC (Primeiro Comando Capital), foi transferido da Penitenciária Federal de Brasília, conhecida como Papuda, para um presídio de Porto Velho (RO) nesta quinta-feira (3). A informação foi confirmada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.
A transferência ocorre em razão de um pedido do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). O chefe do Executivo distrital queixava-se ao governo federal desde que Marcola chegou à capital, em 2019.
Para Ibaneis, a presença do líder da maior facção criminosa do país no DF punha a capital em risco, tendo em vista que ela abriga diversas embaixadas e a sede dos três poderes. Durante os últimos três anos, a Polícia Civil do DF desmontou diversas tentativas do PCC de se estabelecer na capital.
Leia também
Também foi desmantelado pelas polícias de São Paulo e do Distrito Federal um plano para resgatar o criminoso com o uso de helicóptero. "Hoje, após minucioso planejamento do Depen [Departamento Penitenciário Nacional], efetuamos a transferência do prisioneiro conhecido como Marcola da Penitenciária Federal de Brasília", escreveu Anderson Torres.