Vídeo: líder do PL e deputado do PT batem boca em CPMI do INSS
Parlamentares discutiram em meio ao depoimento de ex-ministro da Previdência
Brasília|Do R7
Durante sessão da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) nesta segunda-feira (8), o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), e o deputado Rogério Correia (PT-MG) discutiram.
Na ocasião, o ex-ministro da Previdência Social Carlos Lupi prestava depoimento ao colegiado, quando o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) começou fazer perguntas.
Van Hattem questionou, por exemplo, se a assinatura de um documento configura atestado de responsabilidade. Ele se referia à renovação de um acordo de cooperação com sindicatos.
Lupi não quis responder naquele momento e disse que esperaria o final do tempo de fala do deputado, que criticou a postura do ex-ministro.
O presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), disse que o ex-ministro teria direito a ficar em silêncio, mas o relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), ressaltou que o silêncio só seria permitido nos casos em que fosse incriminar o depoente, que teria de deixar essa circunstância clara.
Então, a ala governista se incomodou, e a sessão foi tomada por discussões, a começar por um bate boca entre Viana e o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), que iria defender Lupi.
Sóstenes então questionou se Pimenta era o presidente da CPMI, e Correia interveio. Em certo momento, os dois estavam mandando um ao outro calar a boca.
“Vocês querem dar ordem no presidente”, afirmou Sóstenes. A discussão aumentou, e Correia atribuiu a briga ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado.
“Só porque Bolsonaro vai ser preso? Bolsonaro na cadeia. Vai lá amanhã ver o Xandão”, disse Correia em referência ao julgamento no STF que será retomado nesta terça-feira (9), com o voto do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes. O petista também fez um gesto de jogo da velha com as mãos, em alusão a uma eventual prisão de Bolsonaro na cadeia.
Depois, Correia levantou-se e continuou a discussão, que foi interrompida pelo deputado Maurício Marcon (Podemos-RS), que mandou o deputado petista se sentar, mas os dois iniciariam outro bate-boca em pé, quase partindo para as vias de fato.
Últimas

Confusão entre casal e motoboy em Brasília alerta para os riscos de brigas no trânsito
Especialista explicou que erros de direção podem virar grandes conflitos quando faltam tolerância e controle emocional

Narrador do Candangão analisa título da Espanha e aponta lições para o futebol brasileiro
Antônio Lacerda diz que Brasil tem talentos, mas precisa resgatar identidade, criatividade e poder ofensivo no futebol

Preço da gasolina cai no Distrito Federal após aumento da mistura de etanol
Governo federal aposta na medida para reduzir os preços, enquanto a fiscalização da nova composição começa em agosto

Colisão entre ônibus e caminhão deixa 14 feridos na EPNB, em Brasília
Segundo o motorista do ônibus, o caminhão teria parado bruscamente na faixa exclusiva, não dando tempo de frear a tempo

Suspeitos de torturar vítimas durante assalto em São Sebastião (DF) são presos
Criminosos procuravam armas de fogo e roubaram celulares das vítimas, que precisaram de atendimento médico

Casal morto a tiros na Ponte Alta (DF) é enterrado sob forte comoção de familiares e amigos
Polícia investiga o vizinho do casal, Evandro Gabriel Ferreira, de 60 anos, como principal suspeito do duplo homicídio

Obras de R$ 100 milhões interditam acesso ao Guará Park, no DF, para evitar alagamentos
Intervenção faz parte de um conjunto de ações para melhorar o sistema de drenagem e reduzir os problemas de enchentes

Comércio emprega mais de 218 mil pessoas no DF e segue com vagas abertas
Mesmo com mudanças no comportamento do consumidor, setor continua abrindo oportunidades

Moradores denunciam descarte irregular de lixo e presença de ratos e escorpiões no Sol Nascente (DF)
Local tem sido usado para o descarte de restos de obras, eletrodomésticos e outros materiais, causando acúmulo de sujeira

Pai acusa filho de causar prejuízo de R$ 63 mil após falso desaparecimento
Leonardo Siqueira foi encontrado em Foz do Iguaçu 5 dias depois e afirmou à polícia que não queria contato com a família

Brasília entra em alerta com tempo seco, frio e umidade entre 20% e 30%
Previsão indica mínimas entre 16°C e 17°C e máximas de 26°C a 27°C nos próximos dias, com grande variação térmica

Acidente entre ônibus e caminhão deixa seis pessoas feridas na EPNB, no DF
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as vítimas foram levadas para unidades de atendimento após relatarem dores

Hair Brasília reúne novidades do mercado da beleza com 150 expositores no Parque da Cidade
Além da exposição de produtos, o evento oferece palestras, workshops, congressos, competições e demonstrações técnicas

Nova lei no DF regulamenta internação involuntária de pessoas em situação de rua
Mais de 3.500 pessoas vivem nas ruas da capital e o GDF poderá custear passagens para que retornem às cidades de origem

GWM Tank 700 chega com mais de 800 cv e mira o mercado de SUVs de luxo
Modelo aposta em desempenho, acabamento premium e recursos avançados para disputar espaço entre os SUVs de alto padrão
